3D Alpha


As alterações feitas à iniciativa Aprender e Inovar Com TIC e constrangimentos de tempo obrigaram a uma redefinição do plano de trabalhos proposto neste projecto. As actividades originalmente propostas são mantidas, mas mantém-se em pausa no que respeita ao 1º Ciclo. Para o 2º e 3º Ciclos, mantemos a exploração de aplicações multimédia potenciadoras de expressão criativa. 

Os projectos de criação de conteúdos Web3D mantém-se, com um âmbito de alunos reduzido a quatro turmas do 2º Ciclo na área disciplinar de Educação Visual e Tecnológica. Alargamos a iniciativa para apoio e dinamização de outras actividades, pontuais, que envolvam a utilização das TIC no agrupamento: participação em concursos e iniciativas, necessidades de formação e workshops.


Plano Original
Instituição: Agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro
Orientador: Prof. Artur Coelho (docente de Educação Visual e Tecnológica, Coordenador PTE) – coelhoelectrico@gmail.com
Docentes Titulares de Turma: Prof.ª Anabela Tibério (3º C); Prof.ª Rosa Martins (3º B); Prof.ª Ana Cristina Reis (4º AM).


O projecto 3D alfa explora tecnologias 3D e multimédia no contexto de 1º Ciclo, sendo transdisciplinar, misturando tecnologias de new media e pedagogia, e interdisciplinar, envolvendo a exploração da Expressão Plástica, introdução às TIC e áreas curriculares. Tem uma estrutura modular de abordagem às aplicações utilizadas que é adaptável às necessidades dos alunos expressas pelos docentes titulares de turma.


Decorre neste momento com três turmas do Agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro (EB 1 da Venda do Pinheiro, turmas 3ºB e 3ºC; EB1 do Milharado, turma 4º AM) em três variáveis: criação de uma curta metragem em 3D a partir de um conto elaborado pelos alunos seguida da criação de ambientes virtuais tridimensionais(turma 3º C), exploração de 3D, VRML/X3D e multimédia (3º B), criação de um recurso multimédia subordinado a temáticas de Formação Cívica (4º AM). Envolve a deslocação semanal de um docente de 2º Ciclo, coordenador PTE do Agrupamento, às diversas escolas onde este decorre.


Interligando utilização das TIC, tarefas desenvolvidas nas áreas curriculares e Expressão Plástica, esta iniciativa recorre aos computadores Magalhães disponibilizados aos alunos no âmbito do programa eEscolinhas, a um projector disponibilizado pela Coordenação PTE e computador pessoal do docente orientador, não envolvido custos de hardware. O software utilizado – Bryce 5.5, Doga L3, Bitmanagement BS Contact, Vivaty Studio, Avatar Studio, Google Sketchup é gratuito ou disponibilizado sob licença de aprendizagem, não envolvendo custos de aquisição. Subjacente a parte destas aplicações está a tecnologia de realidade virtual de fonte aberta VRML/X3D.
O projecto partiu das necessidades de ideias para exploração das TIC na sala de aula expressas por docentes do 1º Ciclo, bem como da nossa convicção que aprendizagem de ferramentas digitais é mais eficaz se colocarmos os alunos no papel de criadores, alicerçada nos contextos teóricos expressos por Papert, Jonassen e Resnick sobre utilização criativa das novas tecnologias e aprendizagem social de Vygotsky.


A disponibilização do computador Magalhães criou a necessidade de estratégias de utilização que tirem o máximo partido do potencial da ferramenta. No entanto, da observação que fazemos no campo, nota-se que os docentes do 1º Ciclo expressam dificuldades organizativas e de estratégias de utilização das tecnologias.


Pedagogicamente, pretendemos uma abordagem abrangente à utilização das TIC que explore o seu potencial como ferramenta criativa; interligar conhecimentos adquiridos noutras áreas curriculares na elaboração de projectos; auxiliar os docentes de 1º Ciclo a encontrar novas estratégias de abordagem às TIC que ultrapassam o domínio de ferramentas Office ou a utilização da Internet; dar á criança o papel de produtora de conteúdos, colocando-lhe nas mãos ferramentas de expressão pouco complexas que a consciencializam dos fluxos de trabalho e técnicas que estão por detrás dos produtos que consomem na cultura mediática que as rodeia; estimular a expressão criativa; criar pontes e linhas de comunicação entre a prática dos docentes ao longo dos diferentes ciclos de ensino; partilhar práticas de carácter inovador.


As estratégias de abordagem envolvem: exploração guiada das diferentes aplicações; actividades de exploração livre individuais e em grupo; estímulo à entreajuda pelos alunos; criação de produtos multimédia (vídeo, imagem fixa) sob temas definidos pelos docentes titulares de turma.
Estando este projecto a decorrer desde o mês de Outubro, observamos nos alunos uma maior facilidade de utilização das TIC e uma maior abrangência da consciencialização das suas potencialidades. Estes manifestam um forte interesse nas actividades desenvolvidas e propostas. Os docentes abrangidos fazem notar a importância da interligação entre ciclos, trabalho em lógica de agrupamento, estímulo prático a utilizações pedagogicamente significativas das TIC e a disponibilização de recursos centrais para escolas geograficamente dispersas.


A continuidade deste projecto a médio prazo (num leque plurianual) depende da atribuição de crédito horário por parte do Ministério da Educação às coordenações PTE. As estruturas directivas do Agrupamento apoiam esta iniciativa como uma expressão necessária da dimensão pedagógica interdisciplinar. Os condicionamentos de horário por parte do docente responsável impedem o desejável alargamento do 3D alfa a mais turmas, registando-se a vontade expressa por outros docentes de participarem nesta iniciativa após observação desta em partilhas informais de práticas.

Operacionalização:

Este projecto, tendo como objectivos decorrentes do Projecto Educativo de Agrupamento o optimizar as relações entre a escola e a comunidade educativa e desenvolver a aquisição e progressivo domínio das competências de informação pretende desenvolver aprendizagens significativas no domínio das TIC, integrar as TIC no currículo e utilizar as TIC como meio de expressão criativa. Será desenvolvido com alunos do 1º Ciclo da E.B. 1 da Venda do Pinheiro e consiste na criação de objectos tridimensionais e mundos virtuais em VRML/X3D. Envolve a exploração de software dedicado: Bryce 5.5 para introdução ao 3D e criação de animações, DoGA L3 para criação de objectos tridimensionais em VRML, Avatar Studio para criação de avatares humanóides, Google Sketchup para modelação arquitectónica simples, Vivaty Studio para integração e criação de espaços de realidade virtual não imersiva em VRML/X3D, BS Contact para visualização de conteúdo multimédia em VRML/X3D, Gimp para edição de imagem e CB Model Pro para modelação orgânica de objectos tridimensionais. Estes programas estão disponibilizados em versões
gratuitas ou open source. Prevê-se a utilização da Internet para exploração de mundos virtuais em VRML/X3D e publicação de conteúdos produzidos pelos alunos.

Ainda em termos de software, prevê-se a utilização de ferramentas de edição de texto para tratamento de informação decorrente de tarefas de pesquisa e browsers de internet para actividades de pesquisa online, exploração de mundos virtuais em VRML/X3D, registo de actividades e divulgação dos materiais produzidos. O hardware necessário consiste num computador por aluno, recorrendo aos computadores Magalhães MG1 e um projector.

Após uma fase inicial de exploração das aplicações recorrendo a trabalhos gráficos e de animação, será realizada uma integração com áreas curriculares de acordo com as necessidades da turma, podendo envolver língua portuguesa, estudo do meio ou ciências. A área das expressões é trabalhada transversalmente ao longo deste projecto, através da utilização das TIC como ferramenta de expressão plástica. Para este projecto serão produzidos dois tipos de recursos educativos: documentação sobre utilização passo a passo de aplicações informáticas e ambientes multimédia de realidade virtual não-imersiva em VRML/X3D sobre temas decorrentes do currículo do 1º Ciclo do Ensino Básico. A selecção destes temas privilegiará a interdisciplinaridade e as
necessidades das turmas envolvidas expressas nos respectivos projectos curriculares. Pretende-se igualmente atingir metas de aprendizagem no domínio das TIC privilegiando trabalho colaborativo,
utilização ética e criativa das tecnologias digitais.

Fase 1:
Exploração das aplicações utilizadas no projecto: Bryce 5.5, Google Sketchup, Doga L3, Avatar Studio, mundos virtuais em VRML/X3D. Esta actividade será feita através de actividades expressivas de modelação 3D, elaboração de cenas tridimensionais, criação de objectos 3D, animação 3D, manipulação de avatares e construção de pequenos espaços virtuais. As temáticas de trabalho serão livres, permitindo aos alunos descobrir as principais funcionalidades das ferramentas de forma autónoma através da criação de trabalhos de expressão plástica.
Competências a desenvolver:
Domínio Informação: na elaboração de espaços virtuais pretende-se que os alunos recorram a diferentes fontes de informação para a criação de mundos virtuais interactivos com correcção científica. Estes espaços podem ser restritos, abordado um tema específico (por exemplo, a elaboração de um modelo tridimensional interactivo do sistema solar) ou abrangentes (por exemplo, a criação de um espaço virtual que permita aos alunos aplicar aprendizagens e explorar conteúdos de Estudo do Meio). As fontes previstas envolvem recursos offline (livros, material didáctico e conteúdos disciplinares) e online (pesquisa dirigida na internet).
Domínio Comunicação: a exploração deste domínio assentará nas seguintes vertentes: utilização de
recursos de comunicação síncrona utilizando salas de chat com representação tridimensional através de avatares; comunicação assíncrona através da utilização de correio electrónico; colaboração na dinamização de um weblog que documentará os processos de trabalho decorrentes deste projecto.
Domínio Produção: é neste domínio que incide a maior parte do trabalho desenvolvido neste projecto. Pretende-se que os alunos explorem diferentes ferramentas digitais de forma criativa e em apoio à recolha e tratamento de informação. A exploração criativa envolverá diferentes dimensões do 3D (animação, modelação e criação de espaços virtuais). As ferramentas de edição de texto serão utilizadas em apoio à pesquisa e tratamento de informação. Para a elaboração de conteúdo multimédia serão utilizadas ferramentas de edição de imagem, audio e vídeo. Pretende-se, neste projecto, criar dois tipos de recursos educativos a divulgar no Portal das Escolas e noutros websites: documentação do género tutorial sobre as aplicações utilizadas e ambientes virtuais multimédia em VRML/X3D para exploração offline e online.
Calendarização: 1º Ano
Indicadores de avaliação:
Quantidade de ficheiros produzidos, por aluno (imagens bitmap e jpeg, ficheiros obj, vrml, kmz e x3d).
Questionários anónimos aos participantes no projecto, incidindo sobre estímulo à criatividade, usabilidade das aplicações e pertinência dos recursos produzidos.
Recolha de opiniões junto da comunidade de desenvolvimento da tecnologia VRML/X3D sobre qualidade dos espaços virtuais e pertinência científica.

Fase 2

Criação de espaços virtuais temáticos. A partir de conteúdos das áreas curriculares (estudo do meio, ciências, matemática, língua portuguesa), prevê-se a construção de espaços virtuais tridimensionais através de trabalho em grupo que reúnam pesquisa sobre conteúdos curriculares e tratamento dos mesmos em termos de apresentação de informação para elaboração de pequenos espaços de realidade virtual não-imersiva com conteúdo gráfico, textual e multimédia interactivo recorrendo às funcionalidades de interacção da linguagem VRML/X3D. Estes espaços poderão constituir-se como recursos educativos exploráveis em modo offline ou através da internet como sala de chat tridimensional (possibilitando aulas virtuais). A selecção das temáticas de trabalho prender-se-á com as necessidades previstas nos projectos curriculares das turmas envolvidas. Nesta fase será elaborado um modelo virtual do sistema solar como tema inicial de trabalho.
Competências a desenvolver:
Domínio Informação: na elaboração de espaços virtuais pretende-se que os alunos recorram a diferentes fontes de informação para a criação de mundos virtuais interactivos com correcção científica. Estes espaços podem ser restritos, abordado um tema específico (por exemplo, a elaboração de um modelo tridimensional interactivo do sistema solar) ou abrangentes (por exemplo, a criação de um espaço virtual que permita aos alunos aplicar aprendizagens e explorar conteúdos de Estudo do Meio). As fontes previstas envolvem recursos offline (livros, material didáctico e conteúdos disciplinares) e online (pesquisa dirigida na internet).
Domínio Comunicação: a exploração deste domínio assentará nas seguintes vertentes: utilização de
recursos de comunicação síncrona utilizando salas de chat com representação tridimensional através de avatares; comunicação assíncrona através da utilização de correio electrónico; colaboração na dinamização de um weblog que documentará os processos de trabalho decorrentes deste projecto.
Domínio Produção: é neste domínio que incide a maior parte do trabalho desenvolvido neste projecto. Pretende-se que os alunos explorem diferentes ferramentas digitais de forma criativa e em apoio à recolha e tratamento de informação. A exploração criativa envolverá diferentes dimensões do 3D (animação, modelação e criação de espaços virtuais). As ferramentas de edição de texto serão utilizadas em apoio à pesquisa e tratamento de informação. Para a elaboração de conteúdo multimédia serão utilizadas ferramentas de edição de imagem, audio e vídeo. Pretende-se, neste projecto, criar dois tipos de recursos educativos a divulgar no Portal das Escolas e noutros websites: documentação do género tutorial sobre as aplicações utilizadas e ambientes virtuais multimédia em VRML/X3D para exploração offline e online.
Domínio Segurança: o desenvolvimento deste projecto depende fortemente da utilização da internet, quer como ferramenta de pesquisa, onde os alunos terão de desenvolver mecanismos de compreensão de fiabilidade da informação recolhida, quer como local de comunicação síncrona e assíncrona. Nesta vertente, serão sublinhados aspectos elementares de segurança digital na protecção de dados pessoais e etiqueta online.

Calendarização: 2º Ano
Indicadores de avaliação:
Quantidade de ficheiros produzidos, por aluno (imagens bitmap e jpeg, ficheiros obj, vrml, kmz e x3d).
Questionários anónimos aos participantes no projecto, incidindo sobre estímulo à criatividade, usabilidade das aplicações e pertinência dos recursos produzidos.
Recolha de opiniões junto da comunidade de desenvolvimento da tecnologia VRML/X3D sobre qualidade dos espaços virtuais e pertinência científica.

Fase 3
Objectivos:
criação de ambientes de realidade virtual não-imersiva que se constituam como recursos educativos a partir de temas das áreas curriculares (exemplo: criação de modelos interactivos do sistema solar ou outros sistemas físicos). Estes serão disponibilizados no Portal das Escolas para descarga e exploração offline e no portal VRMLWorld.net para exploração online interactiva síncrona por grupos de alunos e docentes. O recurso previsto nesta fase envolverá a criação de um modelo virtual de um meio urbano para exploração interactiva de conteúdos ligados à área de Estudo do Meio.

Competências a desenvolver:
Domínio Informação: na elaboração de espaços virtuais pretende-se que os alunos recorram a diferentes fontes de informação para a criação de mundos virtuais interactivos com correcção científica. Estes espaços podem ser restritos, abordado um tema específico (por exemplo, a elaboração de um modelo tridimensional interactivo do sistema solar) ou abrangentes (por exemplo, a criação de um espaço virtual que permita aos alunos aplicar aprendizagens e explorar conteúdos de Estudo do Meio). As fontes previstas envolvem recursos offline (livros, material didáctico e conteúdos disciplinares) e online (pesquisa dirigida na internet).
Domínio Comunicação: a exploração deste domínio assentará nas seguintes vertentes: utilização de
recursos de comunicação síncrona utilizando salas de chat com representação tridimensional através de avatares; comunicação assíncrona através da utilização de correio electrónico; colaboração na dinamização de um weblog que documentará os processos de trabalho decorrentes deste projecto.
Domínio Produção: é neste domínio que incide a maior parte do trabalho desenvolvido neste projecto. Pretende-se que os alunos explorem diferentes ferramentas digitais de forma criativa e em apoio à recolha e tratamento de informação. A exploração criativa envolverá diferentes dimensões do 3D (animação, modelação e criação de espaços virtuais). As ferramentas de edição de texto serão utilizadas em apoio à pesquisa e tratamento de informação. Para a elaboração de conteúdo multimédia serão utilizadas ferramentas de edição de imagem, audio e vídeo. Pretende-se, neste projecto, criar dois tipos de recursos educativos a divulgar no Portal das Escolas e noutros websites: documentação do género tutorial sobre as aplicações utilizadas e ambientes virtuais multimédia em VRML/X3D para exploração offline e online.
Domínio Segurança: o desenvolvimento deste projecto depende fortemente da utilização da internet, quer como ferramenta de pesquisa, onde os alunos terão de desenvolver mecanismos de compreensão de fiabilidade da informação recolhida, quer como local de comunicação síncrona e assíncrona. Nesta vertente, serão sublinhados aspectos elementares de segurança digital na protecção de dados pessoais e etiqueta online.
Calendarização: 2º ano
Indicadores de avaliação:
Quantidade de ficheiros produzidos, por aluno (imagens bitmap e jpeg, ficheiros obj, vrml, kmz e x3d).
Questionários anónimos aos participantes no projecto, incidindo sobre estímulo à criatividade, usabilidade das aplicações e pertinência dos recursos produzidos.
Recolha de opiniões junto da comunidade de desenvolvimento da tecnologia VRML/X3D sobre qualidade dos espaços virtuais e pertinência científica.