sexta-feira, 2 de março de 2018

Da Minha Janela


No âmbito deste projeto, a turma que nele participou no primeiro semestre criou modelos em 3D de satélites. Estamos quase a terminar a impressão 3D dos modelos.


A turma do segundo semestre está responsável por criar mapas em 3D da zona do vale do rio Lizandro, entre a foz e a Venda do Pinheiro. Em Ciências têm desenvolvido atividades de observação e visita dos espaços circundantes da área geográfica. Em TIC, vão aprender 3D, e a perceber como é que os satélites observam a Terra. Para isso, nada como começar a perceber como são lançados os satélites.


Utilizando o Terrain2STL, os alunos fizeram um teste de conversão de um mapa para modelo 3D imprimível.



E descobriram como voam os foguetões, construindo modelos para testar. Esta atividade faz parte do conjunto de experiências pedagógicas que trouxemos do ESA Teacher's Workshop.


Os mapas 3D em si têm de ser criados com maior precisão do que os disponíveis via Terrain2STL, Estamos a afinar a técnica de produção, que envolve utilizar o Open Topography para obter mapas de alta resolução no formato GeoTIFF; processar o mapa GeoTIFF para conversão  no formato USGS ASCII DEM utilizando o Microdem; com o Accutrans 3D, transformar o ficheiro DEM, que é plano, num mapa tridimensional e exportar para STL. Não é um processo fácil, e terá de ser feito por um grupo restrito de alunos.


O resultado final, após processamento, já foi testado. Imprimimos uma versão de teste com 140 mm no eixo maior, mas o objetivo será criar um mapa maior. O ficheiro original tem 2 metros no eixo maior, o que o torna difícil de caber na nossa impressora...

Pormenor curioso: os dados obtidos no Open Topography têm 30 metros de resolução, e isso permite ver vestígios do convento de Mafra.

Para criar os mapas 3D estamos a seguir esta metodologia disponível no Instructables: Make 3D Printed Topo Maps of Anywhere.

Sem comentários:

Enviar um comentário