quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Sneak Preview (II)


Este surrealismo instantâneo foi gerado numa tentativa de transformação de uma nuvem de pontos em malha poligonal. Experiências para um projeto que vai depender muito de fotogrametria. Algo difícil, desde que a Autodesk decidiu acabar com o 123D Catch, incorporando-o no ReMake, que recentemente deixou de ser gratuito e passou a ser ReCap.


A vantagem destas apps estava nos seus poderosos algoritmos, tolerantes a erros e problemas de captura fotográfica. Outras aplicações de fotogrametria gratuitas, como o Zephyr 3D, não são tão tolerantes e não conseguem extrair informação, a menos que as imagens sejam feitas com muito rigor e lentes calibradas. Experimentámos o Regard3D, que faz um trabalho interessante no gerar de pointclouds a partir de fotos.


Alternativas? No mundo Android temos a Scann3D, uma app móvel que trabalha com os recursos do equipamento, sem depender de processamento na cloud. Tem resultados razoáveis, e suspeito que com alguma aprendizagem gere modelos interessantes.


Felizmente, para dar resposta ao projeto em mãos, ainda temos o ReMake num computador capaz de o correr. E, felizmente, apesar da Autodesk obrigar os utilizadores a migrar para o ReCap, esta versão está totalmente funcional.


De facto, esta aplicação é imbatível, dentro das que conhecemos, para gerar malhas poligonais rapidamente a partir de conjuntos de fotos.

Sem comentários:

Enviar um comentário