terça-feira, 26 de setembro de 2017

Fórum Fantástico 2017 - Workshops TIC em 3D


De 29 de setembro a 1 de outubro, estaremos na edição de 2017 do Fórum Fantástico, que irá decorrer no espaço da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro em Telheiras. Com um programa muito abrangente, conta com uma grande diversidade de atividades que irá mexer com todos os espaços da biblioteca. A edição deste ano de uma das mais antigas e persistentes convenções dedicadas à Ficção Científica e Fantástico traz muitas novidades e uma aposta decisiva de crescimento. Para além do tradicional programa de painéis e apresentações, conta com um extenso programa de atividades paralelas, com workshops destinados ao público infantil ou aos participantes do Fórum, feira do livro dinamizada pela Leituria, com presença da Saída de Emergência, Dr. Kartoon e Editorial Divergência. A Liga Steampunk de Lisboa associou-se à organização deste evento, sendo responsável pela quarta edição da EuroSteamCon portugal, integrada na programação do Fórum.

 

As TIC em 3D também estão envolvidas. Ficámos encarregues de produzir os Prémios Adamastor de carreira, este ano entregues aos escritores João Barreiros e Luís Filipe Silva. Um projeto que já tínhamos criado em Tinkercad para distinguir o realizador António de Macedo, agora impresso em duplicado para os recipientes do prémio neste ano. Utilizámos filamento PLA Traffic Red e uma impressora 3D BEEINSCHOOL.

No sábado, em conjunto com José Brito, especialista em modelação de kits e dioramas, vamos dinamizar uma sessão de Impressão 3D para Jogos de Tabuleiro

Neste workshop os formadores irão abordar técnicas de modelação e impressão 3D, e técnicas de preparação de peças para jogos de tabuleiro. Para quem quiser construir os seus próprios elementos de jogo, a modelação e impressão 3D são hoje um recurso a considerar. Conhecedores de técnicas de modelação 3D poderão criar e personalizar os seus próprios modelos. Para os que não dominem técnicas de modelação, as comunidades e repositórios online disponibilizam gratuitamente modelos de personagens, veículos, elementos arquitetónicos e outros que podem ser utilizados na construção de dioramas ou tabuleiros de jogo. Tocaremos nos seguintes tópicos: Demonstração de modelação 3D; Técnicas de impressão 3D; Pesquisa em repositórios; Técnicas de preparação e pintura de peças.

No domingo, o público-alvo são as crianças, com o workshop Vamos Imprimir um Robot?

E que tal aprender a criar um robot? Neste workshop, vais aprender a utilizar um programa simples de modelação 3D onde podes criar tudo o que a imaginação te ditar. Em seguida, vais utilizar uma impressora 3D para transformar o teu desenho num objeto que vais segurar nas tuas mãos!

O workshop Vamos Imprimir um Robot desafia os participantes a descobrir o mundo da impressão 3D. Propomos uma atividade simples, modelar um robot, como forma de aprender a modelar em 3D utilizando aplicações simples (Tinkercad). Em seguida, ressalvando-se algumas condicionantes de tempo, os modelos 3D criados serão impressos nas impressoras 3D do Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro, cedidas para esta atividade.


Nota biográfica do formador: Acometido por uma estranha epidemia, há alguns anos que Artur Coelho só consegue ver o mundo como conjuntos de formas, superfícies e vetores. Suspeita-se que seja efeito secundário do derretimento numericamente controlado de termoplásticos. Fica perplexo sempre que lhe recordam que vive no século XXI, mas não pode marcar férias na base lunar. Entretanto, leciona bits e átomos no AE Venda do Pinheiro, onde gere os sistemas digitais e coordena o projeto As TIC em 3D.

Sem comentários:

Enviar um comentário