sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Concurso Kit Pedagógico Anprino


O projeto Robot Anprino divulgou a lista de escolas contempladas no âmbito do Kit Pedagógico Robot Anprino. Foram selecionadas cinquenta, de entre mais de duzentas escolas que se candidataram. A concurso estiveram projetos de clubes de robótica, e atividades no domínio das disciplinas de TIC e Informática.

Não foi uma escolha fácil. A grande maioria dos projetos que se candidatou a receber um robot Anprino é promissor, revelando um enorme dinamismo nas escolas. Muitos são de implementação de clubes de robótica, outro sinal positivo no sentido da acessibilidade equalitária da informática criativa. Garantir a maior acessibilidade possível das tecnologias digitais aos alunos é tarefa fundamental na escola pública, não pode ficar a cargo das empresas que se movem na área da aprendizagem da programação ou venda de equipamentos. É um esforço que tem de partir de todos nós, que trabalhamos diretamente nas comunidades. Se as entidades privadas são excelentes parceiras, pela sua natureza não garantem a abrangência desejável, a necessária igualdade de oportunidades para os alunos. Não é por acaso que o lema do projeto Anprino é que nenhuma criança fique para trás.

O Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro é uma das entidades parceiras deste projeto de robótica de baixo custo, baseado em Arduino e Impressão 3D, apoiado pela Fundação Gulbenkian, tendo participado no júri de seleção dos projetos apoiados neste concurso.

Sem comentários:

Enviar um comentário