quinta-feira, 15 de junho de 2017

Ação de Formação Impressão 3D - Mafra



Nos dias 3 e 5 de julho vamos desenvolver uma ação de formação creditada sobre modelação e impressão 3D, no âmbito do projeto Fab@rts: O 3D nas Mãos da Educação (projeto de mérito da Rede de Bibliotecas Escolares). Esta ação irá decorrer no espaço do Centro de Recursos Poeta José Fanha, no Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro. É dinamizada em conjunto pelos formadores Artur Coelho (professor de TIC, coordenador PTE do Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro, formador na ANPRI e APEVT) e Jacqueline Duarte (professora bibliotecária e coordenadora do Centro de Recursos Poeta José Fanha.

Esta ação tem os seguintes objetivos: aprender a criar modelos 3D simples em diferentes aplicações; conhecer as ferramentas elementares de modelação (traçagem, extrusão, rotação/reposicionamento); pesquisar em repositórios modelos 3D adequados a práticas pedagógicas, com enquadramento legal adequado de direitos de autor; conceber aplicabilidade de modelação e impressão 3D em projetos pedagógicos; conhecer técnicas de modelação de objectos complexos (curvas, revolução); preparar um modelo 3D para impressão; utilizar tecnologias de Impressão 3D; fornecer capacidades para explorar novos contextos, metodologias, ferramentas e recursos de aprendizagem, através de experiências colaborativas de planificação, ensino e avaliação com a biblioteca escolar (trabalho interdisciplinar, trabalho de projeto, aprendizagem baseada em recursos e em pesquisa de informação, …); Aplicar as competências de literacia do referencial RBE, associadas à leitura, ao uso das tecnologias e dos diferentes media e ao trabalho de pesquisa e uso da informação, a situações de aprendizagem letiva ou extra letiva, através da articulação da biblioteca escolar com o currículo e os docentes ou outros intervenientes.

Ao longo de quinze horas, os participantes irão aprender a modelar em 3D utilizando o Tinkercad no computador e o 3DC.io em tablets; dominar a validação de modelos com o netfabb; aprender a trabalhar com impressoras 3D, quer nos processos de impressão quer nos de manutenção; interligar pequisa de informação e trabalho de projeto com tecnologias de manufatura aditiva. Esta ação destina-se primordialmente aos docentes abrangidos pelo Centro de Formação da Associação de Escolas Rómulo de Carvalho e está identificada como AF-19. Para mais informações e inscrições, visitem a página do CFAERC.

Sem comentários:

Enviar um comentário