segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Pietá


A culpa foi do Centro de Recursos Poeta José Fanha. Uma vez que a visita pastoral do bispo de Lisboa à região de Mafra, iria passar pela nossa escola, comentou que seria boa ideia imprimir uma figura religiosa para oferecer com lembrança. Depois de algumas pesquisas, decidi-mo-nos por esta: um busto de Maria, detalhe da Pietá de Miguel Ângelo na basílica de S. Pedro, no Vaticano. Um toque de erudição, a recordar a importância da história de arte. A digitalização foi feita pelo projecto Scan the World disponibilizado no My Mini Factory - 3D Printing Platform. A mesh original tinha 600000 faces, e tivemos de a reduzir no Meshlab para que o slicing decorresse sem problemas. A peça foi impressa a 200 microns com filamento blanc gris numa impressora BEEINSCHOOL da BEEVERYCREATIVE.

Pelo que nos disseram, o bispo ficou deveras surpreendido. Antes do encontro com alunos no Centro de Recursos, onde recebeu esta lembrança, passou pelo espaço da sala TIC, a ser preparada para uma sessão do LCD, tendo oportunidade de ver uma das nossas impressoras em funcionamento.

Estes desafios, por vezes muito informais, são uma forma de aprender e explorar outras vertentes da impressão 3D. Se o nosso foco está na modelação, não podemos desdenhar o potencial dos repositórios online de modelos. Imaginem aulas de história, educação visual ou história de arte onde os alunos, para além de verem fotos de obras marcantes do percurso artístico da humanidade, podem imprimir e tocar em reproduções digitalizadas?

Sem comentários:

Enviar um comentário