sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Instantes


 Estamos de regresso. Nas aulas de TIC, os alunos iniciam os seus projectos finais. Como a finalização das obras não está concluída e a sala de aula está offline, tivemos de restringir as aplicações às instaladas no PC. O que permite aventuras interessantes, como este Dalek em progresso. EXTERMINATE? (Só os whovianos compreendem.)


Esta semana, o projecto de impressão esteve direccionado para um pedido: os prémios Central Comics da revista H-alt, a entregar no próximo dia 25 de janeiro, em Lisboa, distinguindo os melhores ilustradores e argumentistas do projecto H-alt. Esta revista de banda desenhada independente conta já com quatro edições, de constante evolução qualitativa, dando voz aos mais recentes autores portugueses de Banda Desenhada. Podem conhecê-la aqui: revista H-alt






"É a melhor hora da semana", disse-me hoje um dos alunos do LCD. Nesta sexta-feira, a sessão foi dedicada a explorar os nossos kits LittleBits, que fizeram as delícias dos alunos com as suas múltiplas combinações.


Hoje, a brincar. Este tipo de tecnologias permite outras abordagens, para lá da didáctica tradicional. Como professor, o mais difícil nestes momentos é não ceder à tentação de ensinar. A melhor estratégia é afastarmo-nos, e deixar que os alunos descubram por si próprios.


Aproveitámos, e preparámos o novo armário electrificado de tablets para o Centro de Recursos.


Ainda houve tempo para montar um kit de carro solar. O professor também sente que esta é a melhor hora da semana.


Semana que tem sido passada a preparar as zonas novas da escola. Os detalhes a terminar são mais do que muitos. Coordenar com os electricistas na montagem das infraestruturas de rede, preparar computadores para as novas salas de aula, montar equipamentos. É bom ver a escola a crescer, renovando-se para prestar um melhor serviço à comunidade. Dá um gozo enorme, passar por espaços que há quatro meses ainda não existiam. São vistas inéditas, as destas semanas.

Sem comentários:

Enviar um comentário