terça-feira, 29 de novembro de 2016

Robô Oeste


Organizado pelo clube de robótica da Escola de S. Gonçalo, o Robô Oeste é um evento onde durante dois dias grupos de participantes serão desafiados a construir, programar e testar um robot em diversas provas. Este ano, um grupo de alunos do Laboratório de Criatividade Digital do Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro vai estar, pela primeira vez, presente neste evento. São três alunos brilhantes, e um professor que percebe pouco de programação e tem medo de ferros de soldar, mas pensa que tão importante como transmitir o que sabe é o abrir horizontes e proporcionar experiências e oportunidades de desenvolvimento aos alunos.

Uma aluna empenhada, que já esteve connosco na Maker Faire, e não tem medo de explicar o que é isso da impressão 3D a qualquer pessoa. Um daqueles raros alunos que nos interrompe a qualquer hora para aprofundar mais o tema em discussão, e grande fã de programar os nossos drones em esquemas de voo inesperados. Nas mãos dele, as probabilidades dos drones voarem contra a parede são baixas. Outro aluno, minecrafter atento e construtor exímio de robots em Lego. Só não irão mais porque a equipe está restrita a quatro e requer a presença de um adulto como elemento, mas esperamos poder contrabandear mais um ou outro aluno como assistente...

O nosso objectivo não é o de ganhar competições. Aliás, estamos apostados em vir de Torres Vedras com um muito honrado último lugar. Queremos aprender os elementos de electrónica e programação que são a base deste evento, para depois trazer esses conhecimentos, e um robot, para a nossa escola. E daí disseminar junto dos restantes alunos que fazem parte do LCD_AEVP. É a primeira vez que participamos num evento destes. Não estamos preparados, mas estamos com vontade de arriscar e aprender. O verdadeiro objectivo é o de trazer de lá ideias, plantar sementes na nossa escola, que com tempo e trabalho irão germinar em resultados inesperados.

sábado, 26 de novembro de 2016

Instantes


Arrancámos a fase de impressão dos marcadores criados em TIC.






Professor, posso fazer o logotipo do canil do meu pai? Claro. Suspeito que em breve haverá um encarregado de educação muito orgulhoso do seu filho...


No eTwinning, ultimamos o treino de modelação no computador e tablet para criar os edifícios da Rainbow Village. Treinei demasiado bem estes alunos o ano passado. São uns ases no Sketchup Make, e como o FormIt no tablet não lhes permite fazer tão facilmente o que fazem tão bem no computador, não estão a gostar da experiência.





E o que é que irão modelar em Sketchup para o projecto eTwinning? Em Educação Visual, os projectos de casas mais ecológicas para a Rainbow Village estão a ser finalizados. Do esboço passaram à representação rigorosa em isometria.


O LCD_AEVP já tem mascote e está quase a ter logotipo. Tinha de ser o Bender...

Esta semana, tivemos uma encomenda: ornamentos de natal para o Centro de Recursos. Deixámos o Lego RCX na garagem, e só o drone voou com voo programado. E a equipe que irá ao RobôOeste está escolhida. Só falta fazer a inscrição!

Workshop Introdução à Impressão 3D - Lisboa


Hoje foi assim, na sala Escola do Futuro do Museu das Comunicações em Lisboa. Workshop de Introdução à Impressão 3D da ANPRI. Três horas intensas e exigentes, porque condensar técnicas, potencialidades e introdução a esta tecnologia é tarefa ingrata. A quantidade de ideias, conhecimentos, metodologias e aplicações de trabalho partilhada é muito elevada, e esperamos que entre a introdução deste momento de formação e os materiais complementares que disponibilizamos aos formandos, estes ganhem algumas bases que lhes permitam iniciar o seu próprio percurso pessoal de descoberta desta fantástica tecnologia, cheia de potencial.


Desenganem-se, as minhas fotos foram todas tiradas no final da sessão. Não houve tempo para ser de outra maneira. Para este workshop, a Anpri disponibilizou a sua impressora 3D BEEINSCHOOL, e complementei com exemplos tácteis de trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro. Os nossos bonecos, modelos moleculares, brinquedo vencedor do concurso Codeweek 3D e modelo da fachada do convento de Mafra despertaram a atenção dos participantes.


A formação iniciou-se pelo essencial, a introdução à modelação 3D em Tinkercad, com o clássico desafio de modelar um porta-chaves. É um exercício simples que permite iniciar conceitos elementares da modelação 3D. Mas não nos ficámos por aqui. Também se abordou um pouco de Sketchup e Inkscape, mostrando como na modelação 3D podemos conjugar diversas aplicações para criar. Mostrou-se também o processo de preparação de um modelo para impressão, com correcções e validação de mesh no netfabb, e correcções e remeshing no Meshlab. Mostrando que o tablet começa a ser uma poderosa ferramenta de modelação, fizeram-se curtas demonstrações do 123D Catch (fotogrametria), escultura digital no Sculp+, a simplicidade modular do Thingmaker Design e a integração do FormIt em app para tablet e web app. E não pudemos deixar de mostrar o que o Mineways faz aos mapas do jogo Minecraft, extraindo a informação 3D para impressão dos modelos criados pelas crianças no jogo.

O uso e manutenção das impressoras 3D também foi abordado, mostrando como funciona a tecnologia FDM/FFF, como utilizar o Beesoft para controlar a impressora e imprimir objectos com opções de impressão (resolução, densidade, suportes, raft). Também houve tempo para falar um pouco da tecnologia de manufactura aditiva e das suas potencialidades pedagógicas.

De facto, é muita informação para um espaço de tempo tão curto. E ainda ficou muito por dizer. Teremos de equacionar uma acção de formação formal, mais alongada, que permita aos formandos aprofundar estas questões.


Andava por lá um bom exemplo das potencialidades pedagógicas da impressão 3D como ferramenta aliada a outras do crescente arsenal de tecnologias educativas: o robot Anprino. Fiquei a saber que estes dois protótipos já têm nome. O  segue-linhas/desvia obstáculos foi apelidado de Luís, por causa do Luís Dourado, que andou de volta da electrónica e programação do Anprino. O controlado por bluetooth é o artur, o despistado. Certeiro, diria!

No final da formação, um dos simpáticos responsáveis do Museu das Comunicações perguntou-me quantos formandos estiveram presentes no workshop. Para aí uns quinze, disse. Era a informação que tinha, sabendo que também estariam presentes três elementos do Museu. "Contei 21", disse o segurança. Whoa! É bom ver o interesse na impressão 3D em contextos educativos a crescer, sem hype e com muita reflexão. É um ponto que saliento sempre nestes momentos. Esta tecnologia pode ser uma enorme mais-valia para os nossos alunos, mas temos que saber o que queremos dela, senão arrisca-se a tornar-se mais um objecto que depois do entusiasmo inicial fica numa sala, ou numa arrecadação da escola, a apanhar pó por falta de uso. Para evitar isto, há que reflectir, ler, investigar e partilhar. Confesso que tenho um enorme gosto por poder dar a minha contribuição para que esta tecnologia se dissemine entre os professores, e uma enorme gratidão à ANPRI pela abertura que demonstra, que se tem traduzido nos estimulantes desafios em que participo.

Edit: Fui consultar os registos e reparei que foi há exactamente um ano que, com a ANPRI, foi desenvolvido também no espaço Sala do Futuro aquele que foi o primeiro workshop de introdução à impressão 3D para professores. De 28 de novembro de 2015 a 26 de novembro de 2016, digamos que tem sido um ano emocionante!

domingo, 20 de novembro de 2016

BAD Jobs


Estivemos presentes no BAD Jobs, mercado profissional de bibliotecas, arquivos e museus. O evento, com o tema Formação e Profissão: Que Futuro?, reuniu no espaço do mercado 31 de janeiro em Lisboa bibliotecários, arquivistas e documentaristas. Contou ainda com a presença de diversos projectos ligados às bibliotecas, promoção do livro e da leitura, arquivismo digital, promoção de literacias e bibliotecas escolares.

Estivemos presentes no âmbito do Fab@rts, projecto conjunto das TIC em 3D e Centro de Recursos Poeta José Fanha, possibilitado pelos prémios de mérito da Rede de Bibliotecas Escolares, que dinamiza um makerspace no espaço da biblioteca escolar, para já centrado na impressão 3D e uso de tablets mas a começar a crescer para a robótica e programação. Uma aposta das equipes PTE e Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro, promovendo uma ideia de biblioteca aberta às literacias do século XXI, tornando acessíveis e próximas aos nossos alunos tecnologias avançadas, quer na óptica da divulgação quer na do estímulo à sua utilização.


A bancada do Fab@rts, completa com a impressora 3D do Centro de Recursos, amostras de objectos criados em TIC e também nos concursos promovidos no âmbito da Codeweek, livros alusivos ao tema, tablets com as principais apps com que trabalhamos (FormIt e Thingmaker Design). No Magalhães, uma apresentação do projecto.


Entre os diversos projectos divulgados durante o evento, interessou-nos especialmente o Newton Gostava de Ler!, de uma biblioteca escolar da zona de Sintra. A literacia científica é um dos seus eixos, e uma das vertentes que nos mostraram, o Difrat'arte, deu-nos ideias. Com óculos de 3D estereoscópico de chroma depth, pudemos ver desenhos e pinturas que se no papel eram em 2D, com os óculos ganhavam profundidade. Como? Graças à ciência da óptica. Os alunos do ensino básico, monitores que nos explicaram o como e o porquê deste efeito foram espantosos. Como referiu uma das monitoras, já no secundário, "desculpe algumas imprecisões, mas quem lhe explicou ainda não deu estas matérias na escola". Não notámos a diferença!


A curiosidade sobre a impressão 3D foi tema de conversa na nossa banca, com visitantes e participantes a descobrirem algo mais sobre esta tecnologia e o que se pode fazer com ela na escola. Em muitos casos, foi um primeiro contacto com a impressão 3D. Muitos dos visitantes ficaram incrédulos ao descobrir que este é um projecto educativo numa escola pública. Não são uma empresa é uma pergunta que ouvimos várias vezes.

Mais interessante foi a sede de aprender dos alunos monitores de outros projectos de escolas que vieram ter connosco a querer saber mais sobe a impressão 3D. Ao mostrarmos como se fazia, explicando como funciona a impressora, e como se modela em 3D, uma das alunas comentou, incisiva, "se eu tivesse aprendido isto quando tive TIC, não tinha saído de lá a achar que aquilo era inútil. Nós só aprendemos word, powerpoint e excel..." Ficou muito contente quando lhe falámos das escolas que apostam na robótica e programação para estimular a aprendizagem da tecnologia digital. 


Foi um dia de sábado passado a aprender e partilhar, junto de um público muito específico e num local algo peculiar. Diga-se que nestas aventuras da impressão 3D já temos andado por locais inesperados. Centros comerciais, palcos de auditórios, e agora junta-se à lista um mercado lisboeta, com o andar de baixo num bulício de venda de hortaliças, legumes e peixe. As nossas impressoras andam por sítios curiosos...

Instantes


Em TIC, a finalizar os desenhos em SVG para os marcadores impressos em 3D e já a experimentar o Tinkercad.






Os marcadores já começam a sair da impressora!





No mini makerspace do Centro de Recursos, a semana foi dedicada ao segundo vencedor do Codeweek 3D. Ficou impresso, e impressionante!


Suspeito que se a professora de inglês nos apanha, nos dá um valente sermão. Depois de construir um texto alusivo ao projecto eTwinning, os alunos pedem alguma ajuda ao Google Translate para passarem para inglês. Claro, vai requerer uma versão final.


Entretanto, afinam as suas capacidades no Sketchup Make. Suspeito que sairão daqui belíssimos projectos para a Rainbow Village.





Já nos tablets, não se sente que esteja a correr tão bem. Estando já habituados às capacidades avançadas da modelação 3D no computador, sentem-se frustrados pelas limitações das apps de modelação 3D.


Curiosamente, o contrário passa-se no LCD_AEVP. Neste momento, uma das alunas integrantes está a ensinar um novo elemento a modelar no FormIt.


Hora de rodar. No LCD estamos a trabalhar com robots, drones e impressão 3D. Os elementos vão rodando entre actividades, aprendendo de acordo com os seus interesses. Brevemente, será hora de colocar alguns desafios...


Se este Lego RCX entretém os alunos com as imensas possibilidades de construção, está difícil conseguir que comunique com um computador para ser programado. Hora de pensar num novo robot? Talvez um Anprino?

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Formações de 3D e Impressão 3D - Mafra



Já está disponível o plano de formação do Centro de Formação da Associação de Escolas Rómulo de Carvalho (Mafra) para o ano letivo de 2016/2017. Este ano, estão incluídas diversas ações e workshops que partilham o trabalho desenvolvido no âmbito das TIC em 3D e Fab@rts. É uma boa oportunidade para professores da zona do concelho de Mafra descobrirem o mundo do 3D, e o seu potencial na educação.

Ações de Curta Duração:
18 de janeiro: Utilização de tablets em contexto educativo
22 de fevereiro: Impressão 3D
3 de maio: Modelação e impressão 3D

Ações de Formação:
janeiro: Introdução à Modelação 3D: projetos pedagógicos com Sketchup Make (25h)
julho: Fab@rts: aprender a modelar em 3D (25h)

Para saber mais sobre estas ações, visite a página do CFAERC. As inscrições são efetuadas online, no formulário de inscrições.

domingo, 13 de novembro de 2016

Instantes


Projecto terminado. Agora é hora de preparar o próximo projecto de impressão de trabalhos de alunos do segundo semestre do ano passado. Estamos a recuperar atrasos...






Nas aulas de TIC, os alunos estão a aprender a usar aplicações de DTP para vectorizar desenhos. Mais tarde, irão transformá-los em peças em 3D.


Também nas aulas de TIC, os alunos do projecto Raibow Village elaboram e discutem uma história sobre o projecto. 





Em Educação Visual, avançam os estudos de casas sustentáveis. O objectivo é representar rigorosamente, para posteriormente trabalharem em 3D.


Os alunos do LCD_AEVP avançam nos desafios com os drones.





Fomos visitados pelo responsável do projecto Arte Estúdio Imaginário, e enquanto apresentávamos as vertentes actuais do LCD_AEVP, falámos de aplicações de modelação 3D. "Bem, o SubDivFormer é interessante, mas não tem grandes possibilidades“, dizia-mos. "Olhe", diz o aluno, interrompendo-nos, "acabei de fazer isto...". Bem, prova que não há absolutos totais.


O makerspace Fab@rts avança. Agora estamos a imprimir o segundo classificado do concurso Codeweek 3D. Duas peças já estão. Só faltam vinte e nove...

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

O espírito


Mais um projecto terminado. Três cópias, duas para cada um dos alunos que criou o modelo (e deu-lhes imenso trabalho), uma para a escola, porque este é um daqueles trabalhos que merece ser referência. Mostra bem o que crianças e adolescente podem fazer com modelação e impressão 3D. Esta pequena réplica da fachada do convento de Mafra, criada no Tinkercad, é composta por sete módulos, o que entre impressões e alguns erros que tiveram de ser corrigidos deu cerca de vinte e sete impressões. Estreou-se uma bobine de filamento branco, que após tanta impressão ficou... a menos de metade.

Ontem, ao chegar à escola, tinha à entrada uma das alunas criadoras deste projecto, que já levou a sua cópia para casa, a sorrir dizendo-me o meu pai adorou este trabalho! É este o espírito.

terça-feira, 8 de novembro de 2016

BAD Jobs


É por onde vamos estar no dia 19 de novembro, a demonstrar a tecnologia de impressão 3D e as nossas vertentes de utilização em contexto educativo.

A Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), em parceria com a Junta de Freguesia de Arroios, realiza nos dias 18 e 19 de novembro de 2016, no Mercado 31 de Janeiro, em Lisboa,  a 1ª edição do Mercado das Profissões BAD (Bibliotecas, Arquivos e Museus), intitulada BAD JOBS 2016 – Formação e profissão: que futuro?.

Lá estaremos, a mostrar as atividades do projecto TIC em 3D/Fab@rts. Para saber mais visitem a página da BAD Jobs 2016.

sábado, 5 de novembro de 2016

Instantes


O projecto que tem ocupado a impressora das TIC em 3D ao longo da semana: imprimir três cópias desta recriação da fachada do convento de Mafra, criada no Tinkercad por dois alunos do sétimo ano, no segundo semestre do ano passado.


No LCD_AEVP, o grupo de robótica está a dar nova vida ao nosso velhinho RCX.


O grupo de impressão 3D do LCD_AEVP está a ser preparado para tomar conta do processo de impressão.


Drones e fitas métricas? Este grupo do LCD_AEVP andou a testar quantos metros por segundo voa o drone com diferentes potências de motor. Tudo programado no Tynker, claro.






Uma primeira vez para as TIC em 3D: imprimir um objecto articulado que sai da impressora pronto a utilizar. Não foi modelado por nós, é o primeiro objecto a ser impresso do concurso Codeweek 3D: Imprime o Teu Brinquedo. É uma das mais fantásticas possibilidades desta tecnologia, o imprimir objectos articulados directamente numa só impressão. A BEETHEFIRST do Centro de Recursos foi a responsável por esta primeira vez do nosso projecto.


Na aula de TIC, os alunos de oitavo ano iniciam-se na modelação 3D com o FormIt da Autodesk, em tablets. O objectivo é o de participar no projecto eTwinning Rainbow Village


O projecto não se esgota nas aulas de TIC. Em Educação Visual, estão a projectar casas futuristas sustentáveis.

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Sketchup como herramienta educativa


Adorei: 
"¿Tienes un futuro arquitecto o ingeniero de 8 años? ¿Quieres potenciar sus habilidades técnicas? Te mostramos cómo usan en Portugal el modelado 3D con SketchUp para potenciar la creatividad en los colegios e institutos."

Aquele artigo de há dois anos atrás para a Sketchup Magazine, Teaching with Sketchup: using 3D to spark creativity in children, ganhou nova vida numa tradução espanhola. Entretanto, as aventuras na impressão 3D tornaram-se preponderantes mas o Sketchup não deixa de ser uma das ferramentas de trabalho nas TIC em 3D, apesar de ainda não ter conseguido desenvolver técnicas que facilitem a impressão 3D a partir de modelos do Sketchup.

Quando aos potenciais leitores espanhóis deste artigo traduzido como Sketchup como herramienta educativa (nem sabia que tal tinha acontecido, mas o trabalho desenvolvido e divulgado nesta página está devidamente creditado), como é que se diz em espanhol espero que aproveitem, e se inspirem!

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Workshop Introdução à Impressão 3D - Lisboa


No próximo dia 26 de novembro, sábado, estaremos no Museu das Comunicações para partilhar conhecimentos sobre impressão 3D. Três horas é pouco tempo, mas dará para mostrar como se modela em 3D, como se prepara uma impressão com validação de STL para garantir que o resultado final corra pelo melhor, e como podemos usar esta tecnologia ao serviço das aprendizagens.

Para mais informações e inscrições, visitem a página da ANPRI - Ação de Curta Duração: Introdução à impressão 3D, Lisboa.

Vencedores do Imprime o Teu Brinquedo


Depois de uma semana de votação, já sabemos os vencedores do concurso Codeweek 3D: Imprime o Teu Brinquedo.



Cá estão os resultados da votação do concurso Codeweek 3D:
Codeweek 3D 01 - 2 votos
Codeweek 3D 02 - 1 voto
Codeweek 3D 04 - 1 voto
Codeweek 3D 07 - 5 votos
Codeweek 3D 08 - 6 votos
Codeweek 3D 09 - 20 votos
Codeweek 3D 10 - 29 votos
Codeweek 3D 12 - 1 voto
Codeweek 3D 13 - 6 votos
Codeweek 3D 14 - 4 votos
Codeweek 3D 16 - 1 voto
Codeweek 3D 18 - 3 votos
O primeiro classificado é o projeto 10, seguido dos projetos 09, 08 e 13. O próximo passo é aquecer as impressoras e tornar tangíveis as escolhas dos alunos que frequentam o Centro de Recursos.







Projecto 10

Projecto 09

Projecto 08

Projecto 13
 Todos os participantes estão de parabéns, saíram trabalhos espectaculares! E fica a promessa: dependente do tempo que tivermos disponível, iremos tentar imprimir mais destes trabalhos.