segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

LCD a Programar!


Tendo o espaço escolar em obras, sem conectividade nas salas de informática e centro de recursos que permita desenvolver actividades Hour of Code de forma alargada, seguimos outro caminho. Vamos desafiar os alunos do Laboratório de Criatividade Digital, que passam as sessões do clube a construir com Legos, voar drones em voo programado, e a mexer com modelação e impressão 3D, a experimentar as actividades sequenciais do Vamos Programar. Como? Não temos computadores, mas temos tablets, graças ao apoio da Rede de Bibliotecas Escolares no âmbito do projecto Fab@rts, que nos permitiu integrar a impressão 3D dentro do espaço da biblioteca. É a nossa pequena contribuição, a possível neste ano. Não queríamos deixar passar a iniciativa!

Acabámos de registar a nossa actividade, LCD a Programar! circunscrita aos alunos do LCD. Mas como as sessões do clube decorrem sempre no espaço da biblioteca escolar, sempre cheia de alunos, suspeitamos que se vá alargar a mais participantes. Na próxima sexta-feira, para além dos voos programados de drones, impressão 3D e aquele Lego RCX que se vai tornar lendário, teremos a actividade Vamos Programar! para todos.

Só pudemos registar hoje. Antes de avançar, tínhamos de ter a certeza que as actividades Vamos Programar! funcionariam em tablets android. Como funcionam, avançámos!

(O Lego RCX tem história. Esquecido durante anos num armário, faz as delícias dos alunos do LCD. Infelizmente, as tentativas de o colocar a comunicar com o computador têm falhado, mesmo com drivers actualizados da torre de comunicações em infravermelhos para windows 7. Não o conseguimos programar, mas isso não trava os alunos, que adoram construir e reconstruir variantes de veículos e depois testar como andam utilizando os programas nativos do brick do RCX. Não o conseguimos programar, mas elaborar construções em Lego não deixa de ser uma boa actividade para o nosso espaço maker. Para o próximo período estabelecemos como desafio dominar o robot que iremos trazer do evento RobôOeste, e montar o nosso Robot Anprino. Para este só precisamos de adquirir os componentes electrónicos... as peças, imprimimos nas nossas impressoras 3D.)

O Vamos Programar! é uma inspiração da Hour of Code trazida para Portugal pela FCT no âmbito do Movimento Código Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário