sexta-feira, 17 de junho de 2016

my.SketchUp


Sim, é Sketchup. E sim, está a correr num browser. Descobri muito por acaso que a Trimble desenvolveu uma versão web do Sketchup. Chama-se my.SketchUp e encontra-se em beta, acessível por convite que se pode solicitar no próprio site. Deste meu primeiro teste percebi que as ferramentas essenciais estão lá todas, a app é estável e correu bem no Firefox (mesmo crashando, o modelo ficou salvaguardado), e é possível exportar o ficheiro SketchUp para o computador e trabalhar nele com o programa, localmente. A versão web tem uma variante de interface no acesso às ferramentas, que requer alguma habituação, e só não ficou claro onde estão as funções a que acedemos através da barra de menus na aplicação clássica. De qualquer forma, pareceu-me prometedora. Passei uma longa reunião entretido a trabalhar com o my.SketchUp (hey, há que investigar para ensinar melhor).

É bom ver o SketchUp a chegar ao mundo das web apps. O Tinkercad vai continuar a ser a minha ferramenta de eleição para a impressão 3D (especialmente por se adequar muito aos meus alunos), o OnShape será um investimento lógico a fazer, mas saber que poderei explorar a modelação de superfícies do SketchUp numa web app com os alunos é-me interessante. As placas gráficas dos computadores de que dispomos na sala TIC já não aguentam a versão mais recente para desktop. Resta saber se após a fase beta continuará a ser gratuito.

Sem comentários:

Enviar um comentário