sábado, 21 de maio de 2016

Instantes


Os nossos alunos afadigam-se nos seus projectos finais. É este o culminar da lógica que sustenta a nossa abordagem às TIC: aprender sobre, aprender ferramentas, aplicar em projecto. Estamos, por questões de tempo, limitados ao 3D, Scratch e edição vídeo.






É bom ver que a faísca dos jogos pegou.





Esta foi a semana em que encerrámos formalmente o projecto Moléculas na Palma da Mão. Materiais via CTT, relatórios online, e um sentimento de trabalho bem feito.





Outras formas de explorar o pensamento computacional. Na sessão de Programação 1CEB, algo de diferente. Desafiámos os alunos a desenhar robots para, na sessão, escolher-mos um. O resto foi um momento de modelação 3D ao vivo, mostrando como é que se criam personagens em 3D. Com muita geometria e resolução de problemas à mistura. Transformar um desenho numa forma tridimensional é um desafio que mete as engrenagens do cérebro a trabalhar a todo o vapor.





Chegou-nos na sexta o kit de materiais da European Maker Week. Se o nosso evento original teve de ser cancelado, as TIC em 3D já se tornaram responsáveis por mais dois eventos. Um em Ílhavo, outro, como não podia deixar de ser, na nossa escola. Os materiais já estão afixados e disponíveis.


Mesmo a terminar a semana, um pedido de última hora. Os nossos alunos vão deslocar-se ao concurso Pangeia, será que podias imprimir alguma coisa para os identificar? Alguma coisa? Sim... Quantos são? Dez.. Menos mal. Talvez um logótipo da escola... ... que posso aplicar em feltro, como crachat. E para quando? Não é este domingo, é no próximo. Argh. Felizmente tenho uma biblioteca de ficheiros STL prontos para estes desafios. Já agora, quão no final da semana? O pedido surgiu no intervalo da tarde, antes da última aula.


O final da semana foi no auditório da Santa Casa da Misericórdia da Venda do Pinheiro, no concerto do projecto Cantar Mais. Um trabalho excepcional do professor Sérgio, com setenta alunos coordenados, afinados e entusiasmados em palco. Parece que nos lançou um desafio para o próximo concerto...

Sem comentários:

Enviar um comentário