quinta-feira, 24 de março de 2016

Instantes


Semana passada em reuniões de conselho de turma de avaliação, mas inventando tempo para dar um empurrão num projecto. As nossas impressões 3D têm uma regra, a de não imprimir nada que não seja modelado pelo professor ou pelos alunos, mas de vez em quando abrem-se excepções, como com esta armação para proteger as hélices de minidrones Parrot. Encaixam nos motores, que aquecem imenso, e suspeito que ao primeiro uso derreteriam, mas o objectivo é outro: ajuda a modelar uma caixa, impressa em 3D, para transportar os drones.


Não resistimos a imprimir um Pisca para nós.


 Apesar de simples, o Tinkercad consegue ser poderoso, e parte do tempo esmagador passado em reuniões foi aproveitado em exercícios para aprofundar metodologias de trabalho com esta aplicação web. Para ensinar, temos de conhecer, e para aperfeiçoar temos de treinar.


Objectivo da semana cumprido: avançar na impressão dos elementos do nosso kit molecular impresso em 3D, desenvolvido no projecto As Moléculas na Palma da Tua Mão. Dois alunos ficaram responsáveis pelos átomos e ligações moleculares, os restantes já estão a terminar em 3D as visualizações das moléculas que estudam na aula de Físico-Química. Só falta imprimir os elementos, e nesta semana estivemos a dar vazão a representações de átomos de hidrogénio, oxigénio e carbono, bem como ligações. Elementos que serão posteriormente colados. Como estão à escala habitual destes kits, optámos por imprimir os elementos do C2H6O, também conhecido como Etanol. Prefiro chamar-lhe a molécula do cãozinho, devido ao aspecto kawaii com que fica. Será um belíssimo elemento para levar à Qualifica, em abril.

Agora aproveitamos a semana das celebrações pascais para uma pequena pausa nas actividades. É, diria, um descanso merecido, e uma recarga de energias que permitirá agarrar em cheio o que o terceiro período nos tem reservado.

Sem comentários:

Enviar um comentário