sábado, 12 de março de 2016

Instantes


A saga das moléculas (I): os alunos participantes no Ciência na Escola estão a recriar moléculas para impressão em 3D. Dois alunos fizeram o trabalho fundamental de recriar os átomos e ligações, que não é simplesmente criar esferas. As representações dos átomos variam de acordo com as moléculas e têm de ter bases para as ligações em ângulos específicos. Outro desafio é o de criar módulos para construir diferentes moléculas, utilizando ímanes para fixar os elementos. Infelizmente, estes são demasiado grandes e pesados para dar resposta a essa ideia. Foi a luta da semana, nas TIC em 3D, com várias impressões em tamanhos diferentes. Terminou... com a chegada de um conjunto de ímanes de dimensões mais apropriadas, graças aos esforços da incansável D. Elsa da secretaria, responsável pela aquisição de materiais para o Agrupamento.


Esqueci-me da mascote habitual, por isso entrou esta ao serviço. Workshop de Sketchup Make para professores da Escola Secundária do Sobral de Monte Agraço.


Nesta quinta feira não se desenvolveram actividades de introdução à programação. Ficamos pela escola-sede, a preparar a pausa nas actividades lectivas, e aproveitámos o tempo para levar os alunos participantes no Ciência na Escola para a sala TIC. Mas a experiência não correu bem. Tivemos problemas de rede e o Tinkercad falhou na altura mais crucial. Como resolver o problema? Exportar os átomos do Tinkercad em STL, importar para Sketchup Make, texturizar de acordo com o código de cores das estruturas, e partilhar o ficheiro com os alunos. Há males que vêem por bem. Como já sabem trabalhar em Sketchup, não foi preciso aprender um novo interface e muito depressa conseguiram modelar as moléculas que estavam escalonadas.


Como se nota neste exemplo, que ficou quase pronto. Bastam pequenos acertos no ângulo das ligações atómicas. Foi incrível como em menos de uma hora os alunos fizeram este projecto dar um salto enorme!


Como sou teimoso, levei a saga das moléculas (II) até ao fim. Numa das impressões, onde os ímanes não cabiam, colei com cola de acrilatos. Resultou muito bem. Noutra, ajustada para dar folga que permitisse acomodar os tamanhos variáveis de ímanes que julguei serem iguais, ligações magnéticas que não funcionam tão bem como esperado. Para complicar, os tamanhos das moléculas estão acima do esperado. Na parte final do projecto vamos optar por cola para assemblar as moléculas criadas pelos alunos.

Como a molécula de testes é a da substância designada por H2O, pode-se dizer que andei uma semana a meter água.


No final da semana, na aula de TIC, com os alunos de sétimo ano a trabalharem entre Inkscape e Tinkercad.


Hora de fazer uma pausa nas actividades. Dar um descanso à beethefirst e aos drones. Os objectos impressos e o kit CodyRoby vão para exposição, e o professor também... para demonstrar a impressão 3D em contextos educativos na Futurália. Prevê-se uma semana dura mas divertida.

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