sábado, 20 de fevereiro de 2016

linear_extrude(5)text("hello world",12);


Visita, ontem, ao Lab Aberto em Torres Vedras. Um espaço que desconhecia e descobri na lista de participantes no encontro nacional de fablabs que houve recentemente em Lisboa. Fica ao lado da localização das TIC em 3D. Somos quase vizinhos, e partilhamos o foco na pedagogia e educação.


O Lab Aberto é um pequeno mas dinâmico fablab, para já centrando na impressão 3D, robótica, programação de Raspberri Pi, design gráfico e projectos pedagógicos de introdução à impressão 3D, robótica e tecnologias de apoio ao ensino de ciências. Tem feito acções com alunos de Torres Vendras utilizando o OpenSCAD, imprimem foguetões a partir de perfis do Open Rocket, desenvolvem kits de introdução à robótica com componentes reciclados e placas arduino, plotters manuais em lego, e experiências com drones, entre outros projectos que me foram amavelmente explicados, com muito entusiasmo, por António Gonçalves, um dos coordenadores do fablab.


Um fablab não está completo sem um espaço dedicado à marcenaria e trabalho com materiais. É por estes aspectos (e outros) que se sublinha o potencial multi-disciplinar destes espaços, onde saberes de diferentes áreas, não necessariamente tecnológicas, se conjugam ao serviço da criatividade. Um tipo de espaços que faz todo o sentido nas nossas escolas, e que de certa forma, em contextos mais artísticos, já existiu com a extinta disciplina de Educação Visual e Tecnológica. 


Dois dos robots educativos desenvolvidos pelo Lab Aberto. Estão agora apostados em adquirir uma máquina de corte por laser e em montar um fablab móvel, projecto para o qual estão em crowdfunding.

Um espaço interessante, que ficarei a conhecer melhor ao frequentar os seus cursos de modelação e impressão 3D com o OnShape e OpenSCAD. A primeira sessão foi produtiva. Saí de lá a saber fazer muito mais do que cube(50,true); (desenha um cubo com 50 mm na origem das coordenadas). Dado que partilhamos interesses na impressão 3D e educação dentro da mesma área geográfica, suspeito que poderemos iniciar alguma forma de colaboração.

Sem comentários:

Enviar um comentário