terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

CodyRoby 3D


O CodyRoby é um interessante recurso que permite aprender princípios elementares da programação e pensamento computacional através de jogos que não necessitam de computador, disponibilizado pela equipe italiana da Codeweek. É um jogo de cartas, em que os intervenientes controlam robots utilizando movimentos para a frente ou de rotação. Pode ser jogado como jogo de tabuleiro, imprimindo os recursos disponíveis na página do projecto, ou com os alunos como elementos do jogo. Apesar do kit CodyRoby incluir todos os recursos necessários, pode ser jogado de forma tão simples como recorrendo a brinquedos e folhas desenhadas como tabuleiro.



Cartas CodyRoby: Vira à Direita, Vira à Esquerda, Avança em Frente.

O site Codeweek.it sugere dois jogos, follow me e duelo, mas a base permite outras variações. Traduzimos para português as regras do segundo tipo de jogo:

CodyRoby Duelo
O duelo é um jogo de cartas CodyRoby para dois jogadores ou equipas. Os jogadores utilizam as cartas Cody para mover os seus robots numm tabuleiro de 5x5 quadrículas, com o objectivo de apanharem o adversário.

Materiais:
24 cartas Cody Avança em Frente
8 cartas Cody Vira à Esquerda
8 cartas Cody Vira à Direita
1 tabuleiro de jogo de 5x5 quadrículas
2 obstáculos
2 robots Roby

Regras:
- Cada jogador/equipa coloca os seus Roby em quadrados nos cantos opostos do tabuleiro de jogo.
- Cada jogador/equipa coloca um obstáculo para bloquera um quadrado de jogo.
- As cartas são baralhadas, dispostas em baralho, com a face para baixo.

Duelo:
- A cada turno o jogador/equipa tira 5 cartas do baralho, mantendo-as escondidas do adversário.
- Se sobraram cartas do turno anterior, o jogador/equipa só pode tirar o número de cartas suficiente para perfazer 5.
- O jogador/equipa avalia as cartas de que dispõe e utiliza uma ou mais para mover o seu Roby no tabuleiro.
- Os movimentos são feitos revelando e colocando na mesa uma carta de cada vez, movendo depois o Roby no tabuleiro.
- O jogador/equipa decide quantas cartas jogar a cada turno.
- Em cada turno, o jogador/equipa tem de jogar pelo menos uma carta.
- Se o baralho de cartas terminar antes do fim do duelo, as cartas são baralhadas e dispostas com a face para baixo para continuar o jogo.

Ganha o jogador/equipa cujo Roby conseguir ocupar uma casa já ocupada pelo Roby adversário. Se um jogador/equipa fizer uma jogada errada, colocando o seu Roby num obstáculo ou fora do tabuleiro, perde o jogo.

(adaptado de http://codeweek.it/cody-roby-en/duel/)

O lado lúdico e estético desta experiência de aprendizagem interessou-nos. Quer pela possibilidade do aprender jogando, quer por ser uma experiência offline, mas especialmente por estar bem desenhado e ser visualmente apelativo. Utiliza recursos gráficos simples de imprimir a cores, ou a preto e branco para posterior pintura pelos alunos. Como não resistir a uma actividade que junta programação, estética, e jogo? Sendo nós as TIC em 3D, optámos por uma outra via: modelar e imprimir em 3D alguns recursos do jogo, trazendo as valências da impressão 3D para este projecto.


Recriámos o Roby, o simpático robot do jogo, utilizando o Tinkercad. Na estilização, tentámos manter o tipo de grafismo do desenho original em 2D, com as pistas gráficas para ajudar a compreender as direcções de rotação.


O jogo também inclui um obstáculo, que nos recursos é um simples rectângulo e optámos por recriar com inspiração nos monstros do jogo Space Invaders.

Para que os detalhes do Roby ficassem correctamente impressos no modelo 3D (agruras desta tecnologia), os modelos finais têm dimensões acima dos 20x20 milímetros sugeridos pelos criadores do CodyRoby. Isso obrigou-nos a alterar as dimensões do tabuleiro de jogo. O original é imprimível numa folha A4, a nossa versão para os bonecos impressos em 3D tem dimensão A3.

Onde descarregar os recursos do jogo? A página Codewek.it - Cody & Roby contém todos os recursos necessários em PDF.

Os ficheiros STL para impressão 3D do Roby e do obstáculo podem ser descarregados aqui: Roby e Obstáculo. Ficheiros gerados pelo Tinkercad, sem geometria interna, com correcções de mesh e validação pelo netfabb. Estão prontos a importar para o slicer/gestor de impressão de qualquer impressora 3D. Imprimimos os nossos numa beethefirst com filamento PLA e resolução média, com tempos de impressão de duas horas e cinquenta minutos para o Roby e uma hora e quinze minutos para o obstáculo. O Roby requer suportes para uma impressão correcta.

A nossa tradução das regras pode ser descarregada em PDF ou em SVG (editável com Inkscape ou outra aplicação de desenho vectorial). Para quem imprimir as figuras em 3D, recomendamos usar o tabuleiro de jogo com os quadrados nas dimensões adequadas para as figuras: Tabuleiro A3.

Reunimos os recursos numa pasta do Google Drive - CodyRoby, também disponivel como ficheiro zip: CodyRoby.

Este foi um projecto divertido de recriar. A equipe da Codeweek.it fez um trabalho espectacular, libertando este recurso com tanto potencial para a comunidade. Transpor para 3D é um capricho irresistível. Quanto ao restante, imprimimos a cores os recursos do jogo, plastificados com a preciosa (e paciente) ajuda da funcionária da reprografia do AE  Venda do Pinheiro. Para já, criámos dois kits CodyRoby, e ao longo do tempo iremos imprimir mais. Resta levar para as salas do primeiro ciclo. Suspeitamos que os alunos vão gostar.

Sem comentários:

Enviar um comentário