sexta-feira, 24 de abril de 2015

Em testes


Aproxima-se a fase digital dos dois projectos que compõem o Matéria Digital, com o qual concorremos aos prémios Ciência na Escola. Este é o desenvolvido com alunos de 6.º ano. Em Educação Visual têm estado a estudar as proporções do corpo e planificado bonecos articulados. Depois de digitalizados, estes projectos serão traçados no Sketchup Make para modelação 3D. Na imagem está uma prova de conceito, feita a partir do primeiro trabalho disponibilizado. Modelar para impressão 3D no Sketchup é um processo delicado, mas com cuidado os alunos certamente que conseguirão. Poderão surgir problemas com as traçagens na superfície superior, mas nada que não se resolva. Seria desejável que o objecto saísse limpo do Sketchup em collada (dae) para conversão STL no Meshlab e validação com correcção no netfabb. Terça testo a impressão, e quinta arranca o processo de modelação com os alunos.


O processo de trabalho é simples. Fotografa-se o projecto dos alunos. A imagem é importada para o Sketchup, e com as ferramentas de traçagem definem-se as formas planas. Gerar a forma passa por extrusão e novas traçagens. Requer precisão para não ser perder a solidez do grupo, mas creio que é exequível. Para a semana logo descubro.

Quanto ao outro projecto... digamos que dei um pulo à sala de aula da turma de 7.º ano que o está a desenvolver e deparei-me com protótipos em terracota. Em breve mostro.

Sem comentários:

Enviar um comentário