sábado, 29 de novembro de 2014

Actas Digitais do TICEduca 2014


É uma boa surpresa, se bem que inesperada, encontrar o meu artigo Tecnologias 3D nas TIC publicado nas actas digitais do TICEduca 2014. Não pude ir a este congresso por calhar nas mesmas datas do Fórum Fantástico 2014. Quando se tem um pézinho em diferentes campos por vezes há que fazer escolhas chatas. Pensava que apesar de aceite tinha ficado sem efeito. Tenho pena de não ter estado lá a aprender e a apresentar estas TIC em 3D. Fica para a próxima, com 3D printing, pode ser? As actas do congresso estão disponíveis aqui: Atas Digitais TICEduca 2014.

Cartazes Hour of Code em Português



A página Hour of Code Pt divulgou esta belíssima ideia, da Prof.ª Teresa Marcelino, de traduzir os cartazes Hour of Code para português. Talvez esteja na hora de dar um passo em frente, e criar cartazes Hour of Code com personalidades portuguesas ligadas à tecnologia, movimento maker, artes digitais ou performativas? Note-se o "personalidades", como em pessoas que se distinguem pelo que fazem, não famosos ou políticos a emprestar o sorriso plastificado a mais uma campanha. Seria interessante ter cartezes destes com elementos do Sapo, Beards on Boards, BeeVeryCreative, KotoStudios, YDreams, e a lista poderia continuar...

Hour of Code


O Hour of Code divulgou a lista dos eventos registados em Portugal. Lá estamos, claro. Serve como nota mental: coordenar com o Centro de Recursos Poeta José Fanha, porque este ano quero que a Hour of Code seja não para os que são meus alunos, mas para aqueles que o virão a ser: eventos HoC para alunos de 5.º e 6.º ano. Marcar na agenda, segunda feira, coordenar, coordenar, coordenar, que a hora de código aproxima-se.

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

A caminho




A fazer avaliações, antes da lufa lufa de final de período. O final do semestre aproxima-se e para que os alunos consigam ter tempo para os seus projectos finais há que começar agora. Avaliar, por enquanto, significa ver até onde é que levaram as aprendizagens passo a passo das aulas. O verdadeiro teste será o projecto final, onde terão que aplicar o que aprenderam na concretização de algo por eles definido.

(Ando a desafiar turmas a modelar um computador, o interior, claro, em 3D para fazer uma animação. Vamos ver se pega.)

Nesta fase não estou à espera de trabalhos excepcionais. São rascunhos, índicios de um percurso de aprenduzagem. Mesmo assim deparo com surpresas deste calibre. Ainda não estão excelentes, mas para lá caminham...

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Desafios


Já se começam a acumular as fotos dos alunos. E, de caminho, descobri uma forma elegante de abordar o lado prático do uso de ferramentas TIC, incentivando a utilização de email, cloud e formas de trabalho à distância. A seguir, o que fazer? Estou indeciso. Morphing é capaz de ser uma boa ideia. Mosaicos também, apesar de serem apenas vinte fotos por aluno. Vídeo... é uma possibilidade. Talvez hyperlapse? Timelaps? Sobreposição de layers? Estou indeciso. Ainda bem. Até porque a escolha da forma de finalizar este projecto de captura do momento fugaz com ferramentas digitais não tem de ser minha. Capacitar os alunos significa dar a conhecer e saber dar o passo atrás para que eles façam as suas escolhas. Mesmo que as nossas preferências não coincidam com as deles.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Dia Aberto IST


Aproveitar o Dia Aberto do Instituto Superior Técnico para dar aquela aula que nos contextos habituais só se pode dar recorrendo a vídeos e imagens: mostrar aos alunos robots, drones e outras aplicações de engenhar e tecnologia. Incentivar as CTEM (Ciênca, Tecnologia, Engenharia, Matemática) através da interacção com objectos concretos. Desafiar à descoberta daquele mundo tecnológico que a muitos dos alunos apenas chega de vislumbre pelo ecrã de televisão.

No Dia Aberto do IST foi possivel a duas turmas do Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro terem uma aula de TIC diferente, interagindo com estudantes do ensino superior que lhes mostraram algumas das potencialidades criativas da tecnologia. Algo que se constrói com criatividade e conhecimento, conforme se podia perceber pelos projectos ao dispor dos nossos alunos.

Só foi possível levar duas turmas. A actividade foi divulgada com muito pouco tempo disponível para organizar uma deslocação mais alargada. Foram selecciondas duas turmas, com alunos que curiosamente tenho vindo a acompanhar desde o quinto ano em EVT e TIC, e que têm revelado uma grande apetência por áreas complexas. De uma das turmas já nem sou professor, estão agora no nono ano, mas esta é a aula que eu lhes queria ter dado nos anos anteriores. Mas sublinhe-se, foram duas turmas agora. O IST é muito aberto a visitas de estudo aos seus espaços e laboratórios, o que significa que talvez seja possível repetir uma experiência destas com outras turmas. Mas desta vez com um pouco mais de tempo de preparação. Este post tem algumas fotos, mas a galeria (alojada na conta institucional do Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro) tem muitas mais: Dia Aberto IST.


Perseguidos por drones: é quase mágico. Estarão pendurados no ar por fios? Ao longo da manhã drones controlados por estudantes de engenharia deliciaram os visitantes.


Os Lego Mindstorms são uma excelente, apesar de um pouco cara, forma de trabalhar robótica com crianças e jovens. Em exposição estavam alguns robots Lego da First Lego League, que em Portugal tem dinamizado campeonatos de robótica com robots Lego Mindstorms.


A robótica mais avançada: investigadores do INESC trouxeram este simpático robot, pensado para dar às pessoas que com ele interagam a sensação que este as reconhece. O robot reagia aos sons, virando-se para onde detectava o input sonoro das vozes dos jogadores, aparentando conversar com eles. Com este robot o desafio era jogar contra ele numa superfície multitoque. Três humanos contra um robot. Quem terá ganho? Deixo-vos uma pista: o robot não teve uma tarefa fácil.


O Núcleo de Engenharia propôs aos alunos um desafio estimulante: construir uma catapulta a partir de um conjunto de objectos díspares: esfregões, palitos, elásticos, fita-cola, lápis, pratos de plástico e palhinhas de sumos.


Cada grupo trabalhou com muito afinco em busca da melhor solução. Os alunos de engenharia andavam por entre os participantes, a dar algumas dicas de melhora. Os professores estavam proibidos de ajudar. Não é que este professor fosse capaz de o fazer, mas enfim. Foi interessante ver quase todos os alunos interessados a tentar montar a sua catapulta. Os que não estavam lá estavam a jogar jogos de computador contra robots ou a soldar circuitos.


Uma das catapultas criadas pelos nossos alunos. Diga-se que a ideia foi excelente. Ver robots, drones e outros equipamentos é interessante, mas é muito mais interessante fazer e com esta actividade lúdica (mas muito séria) os alunos puderam exercitar a sua criatividade na procura de soluções para problemas de engenharia. Ah, já vos disse que não havia instruções nem receitas para aplicar? Teve de ser tudo inventado pelos grupos, no momento. E os nossos alunos estavam a sentir-se em desvantagem. Os nossos grupos estavam a competir contra alunos mais velhos do secundário. O que não os impediu de construir catapultas funcionais.

Pode ser difícil conceber o acto de soldar como algo que interesse a adolescentes, mas quando os resultados são quase imediatos o entusiasmo ganha asas. É o caso destas alunas, muito interessadas e soldar uma placa com leds e resistências que, ligada a uma pilha, começava a piscar. Recusaram-se a sair enquanto não tivessem terminado a soldadura.


E cá está ela, gentilmente oferecida pelos estudantes do IST às alunas que a montaram e soldaram. Suspeito que depois de uma experiência destas o investimento em open hardware com Arduino é um passo lógico.

Confesso que comecei o dia a medo. Não sabia bem o que esperar desta iniciativa. Na pior das hipóteses, pensei, é um espaço em aberto com algumas tecnologias em exposição. E quando lá chegámos, era realmente um espaço aberto com tecnologias expostas. Que, sendo tecnologias, não aparentavam ser a coisa mais completa e perfeita para exposição. A princípio incertos, curiosos mas sem saber bem o que encontrar, os alunos depressa encontraram nos desafios a dinâmica necessária para se interessarem. Terminaram a manhã deslumbrados. Foi muito fixe, stor! Temos mesmo que ir embora? Isto é espectacular! Como é que se vem para aqui estudar? Esta tem uma reposta menos fácil.

Num toque pessoal, o melhor comentário que me fizeram foi o das duas alunas que ficaram encantadas pelo soldar de um circuito digital. Está orgulhoso de nós, stor? Estou. Pelo entusiasmo, pela descoberta, pela alegria, por descobrirem algo de novo. E porque soldaram o circuito com muito cuidado para que ele funcionasse. Especialmente, pelo sorriso que tinham estampado no rosto enquanto meticulosamente seguravam no ferro de soldar para fixar os leds e resistências na placa.

Termino com um agradecimento às directoras de turma do 9.º C e 8.º A, professoras Maria José Oliveira e Eulália Dias, à organização do evento no IST, mas em especial aos alunos. São eles que motivam, cujo entusiasmo dá vontade de tentar ir mais além. É difícil conceber uma forma mais agradável de estar numa manhã de aulas.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Avaliar




Parar para avaliar. A todas as aulas há um passo em frente, e antes que a acumulação se torne difícil de gerir paramos para avaliar o que já está feito. Nesta fase são mais os rascunhos e projectos incompletos do que trabalhos finalizados, e ainda bem que assim o é. Espelha a evolução dos alunos e o passo a passo do processo de aprendizagem. O que não quer dizer que não se encontrem boas surpresas! Para ver mais algumas visitem a nossa galeria de imagens do 1.º Semestre das TIC/AEVP.

domingo, 23 de novembro de 2014

Rimas

Porque nem só de 3D vive este projecto. O seu principal objectivo é mostrar aos alunos que as ferramentas digitais podem ser mais do que meios de consumo ou produção de documentos. Podem ser meios de expressão pessoal adaptáveis a diferentes contextos. Com alunos de CEF o desafio deste ano tem sido a criação de vídeos publicitários. Depois do longo processo de aprendizagem do domínio elementar da edição vídeo, estamos na guionização e pelo que vejo estão a preparar-se ideias muito interessantes. Com música e tudo. Não é fácil motivar alunos problemáticos, mas quando acontece, a sensação é muito boa. O vídeo está aqui, se estiverem interessados.

(É nestes momentos que se sente a inutilidade do G+, que uso para arquivar as imagens. As galerias de fotos integram-se bem com o blogger, mas fazer algo tão óbvio como permitir embeber um vídeo que está na galeria partilhada dentro da mensagem é algo de impossível. O vídeo poderia estar sincronizado com a conta do YouTube, ou ter código para incorporar, ou o simples partilhar poderia ser mais potente. Porque se torna ridículo. Ter conta nos serviços google é ter drive, youtube, blogger, picasa/g+... e depois as coisas mais óbvias estão inexplicavelmente dificultadas. Oh well.)

Workshop Introdução ao Sketchup

(Fotos do Paulo Torcato)


E ontem foi assim, na Sala de Aula do Futuro da Fundação Portuguesa das Comunicações. O primeiro workshop formal de Sketchup para professores dinamizado pela Anpri. O concretizar de um velho sonho meu, que francamente achava impossível de se concretizar, mas em que a Fernanda Ledesma deve ter visto a faísca de algo interessante e lançou o desafio. Espero que tenha valido a pena para os participantes. Para mim foi um momento que valeu mesmo a pena.


O workshop foi intensivo, mas funcionou como uma aula normal minha a alunos de 7.º ano. Parti com um desafio simples, criar uma pequena casa, que serve para mostrar como trabalhar com as ferramentas de traçagem, modelação e posicionamento no espaço tridimensional. Depois de deixar brincar com este desafio, mostrei o follow me, a modelação por revolução on steroids


Coisas que descobri neste momento: aqueles que trabalham intensivamente com desenho vectorial adorariam que o Sketchup permitisse curvas de bézier (eu também); é preciso pensar como um escultor para perceber bem a modelação neste programa, wibbly wobbly aplica-se bem à geometria e operações complexas, já timey wimey nem por isso (whovians get it); ninguém tinha uma banana (one should always bring a banana to a party, novamente whovians get it).

Estou contente. Não foi um momento hashtag fa-ail! Tive cerca de oito formandos, apesar de uma lista de presenças que prometia muitos mais. Vejo isso como não foram só oito, já foram oito. Neste tipo de projectos, um pouco fora da ribalta das TIC, que neste momento passa, e muito bem, pela robótica, open hardware e programação, com um pé nas artes, não é muito óbvio à primeira vista qual a sua vantagem. Num final de um período lectivo particularmente difícil e humilhante para os professores, perante um ministério em fim de vigência que intensifica os esforços em todos os quadrantes para denegrir, prejudicar, dificultar as condições de trabalho, no fundo demolir a profissão docente, o cansaço e a desmoralização são se calhar factores que se têm em conta quando temos de acordar cedo a um sábado de manhã para ir a um workshop. Enfim. Pessoalmente faço estas coisas e não baixo os braços, mas faço-o com a plena consciência dos tempos danosos em que vivemos, da duplicidade das instituições que nos tutelam, dominadas por zelotas de interesses financeiros pouco claros mas muito óbvios, e dos caminhos de derrocada trilhados pelo sistema de ensino português. Os cada vez menos professores que investem em clubes, projectos e ideias inovadoras fazem-no apesar de todos os obstáculos com que cada vez mais se deparam.

Não consigo deixar de manifestar os meus agradecimentos à Associação Nacional de Professores de Informática, especialmente à Fernanda Ledesma, cuja tranquila discrição esconde um enorme dinamismo, a todos os participantes, e ao Dr. Vítor Cardoso, meu ex-orientador de mestrado e mentor nestas coisas do 3D virtual, que há uns anos atrás, nos primórdios da minha tese, me disse e que tal se experimentar um pouco de Sketchup (foi quase numa outra vida, e nalgumas dimensões da minha vida pessoal foi mesmo numa outra vida). Agora, próximo desafio: um workshop sobre animação 3D. E a seguir, uma acção de formação sobre 3D com sketchup (que, sem querer soar convencido, é capaz de ser a primeira acção de formação para professores dedicada ao 3D. Sou capaz de estar enganado, mas nas áreas geográficas/centros de formação em que me movo nunca dei com nenhuma do género).

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Tutoriais Sketchup: Follow Me, Visualização


Dois novos tutoriais de introdução ao Sketchup Make por hoje. Um sobre visualização, texturas, renders e exportação de objectos 3D: Tutorial Sketchup 07 - Visualização.


O outro tutorial é sobre a divertida e elegante ferramenta de extrusão/modelação por revolução Follow Me: Tutorial Sketchup 06 - Follow Me.

Graças à enorme popularidade e facilidade de uso do Sketchup tutoriais, guias, truques e dicas sobre o uso do programa são muito abundantes online. Estes tutoriais que estou a organizar seguem a sequência de aprendizagens elementares para introdução do Sketchup aos meus alunos. Este tutoriais (e outros) estão disponíveis na página Recursos - Tutoriais.

Follow Me


Ontem os alunos do 7.º E aprenderam, entre outras técnicas, a variante Sketchup Make da modelação por revolução, a ferramenta Follow Me. Quando se clica na extrusão seguindo um percurso e um perfil se torna numa forma curva toda a turma suspira, surpreendida. E aproveita-se para falar um pouco de geometria, de geratrizes e curvas de base. Mas fiquei em dúvida. Só lhes ensinei a utilizar o follow me com percursos circulares. Onde é que este aluno aprendeu a usá-la com percursos poligonais? Terá experimentado e descoberto por si próprio como dar um passo mais à frente do que a base de aprendizagem?

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Teach Computing



Foi giro entrar no terceiro módulo do mooc How to Teach Computing e dar com este texto introdutório:

"Last module's introduction to terms and concepts triggered some interesting responses and reflections from you. Many of you agreed with the speakers but some also voiced a bit of scepticism about how this all was relevant to you if you were not a classic computing teacher. As Michele Blandino from Italy put it: "I feel like a fish out of the water". And of course, some of the concepts and processes described by Professor Hubwieser might find less application in other subjects but in particular the idea of computational thinking seemed to inspire colleagues from other subjects. Artur Coelho's (from Portugal) contribution who made the link between computational thinking and the art and design subject was only one example:

These videos make me want to take a long, hard think at my practice. My own approach is more artistic, more centred on creativity and personal expression. Still, some core concepts of computational thinking apply perfectly to a design/art approach, such as modularity, modeling, abstract visualization and designing steps to solve a problem."

Para além de agradável pela menção, devo dizer que fiquei contente ao perceber que este é o primeiro MOOC que frequento que não depende de vídeos gravados muito antes das sessões de aprendizagem que são reciclados de edição em edição do curso. Coursera, este dedinho é-vos apontado,

Quanto à ligação entre pensamento computacional e práticas artísticas, é algo em que tenho de estudar melhor, mas assim por alto vejo tantos pontos em comum....

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Tutoriais Sketchup

Dois tutoriais, hoje. O primeiro sobre a ferramenta offset, que permite traçar figuras descentradas a partir de um contorno de forma, e o segundo sobre a ferramenta de escalagem, que permite não só aumentar e diminuir objectos como modelar deformando superfícies. Também arquivados na página de recursos e tutoriais.

Tutorial Sketchup Make 04: Offset
Tutorial Sketchup Make 05: Scale.

YouTube

Pronto, para instalar isto precisas de ir à BIOS configurar o teu computador para arrancar do leitor de cds... sabes fazer isso? Perguntei, ao ver o ar indeciso do aluno. Sei, sei, responde, com cara que não sabia mas não estava preocupado com isso: Vou ver ao YouTube. Fique a sorrir. É nestes pormenores que percebemos o poder das novas formas de aprender potenciadas pela internet, e como os modelos clássicos já não dão a melhor resposta às necessidades de ampliar conhecimentos.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Tutorial Sketchup: Move

Mais um tutorial, sobre a ferramenta de movimento no Sketchup Make. Disponível aqui: Tutorial Sketchup Make 03, bem como na página de recursos.

A Janela


Hoje foi uma aula diferente para uma das turmas de oitavo ano. Iniciaram-se na edição vídeo mas parámos para ver filmes. Não um qualquer do que lhes é habitual encontrar nos media que consomem, daqueles que os professores cansados gostam de recorrer nos finais de período para manter alunos entretidos nas últimas aulas. A ideia desta aula era explorar a não-linearidade e estéticas arrojadas no audiovisual, utilizando o filme A Janela - Maryalva Mix do cineasta português Edgar Pêra. Não se queria obrigar alunos a ver uma obra considerada de referência incontornável no cinema nacional (o lado mais experimentalista de Pêra não o torna muito apetecível dos habituais cinzentismos cheios de seriedade tidos como incontornáveis), mas levá-los a pensar sobre o que viam, o porquê das imagens, expô-los a estéticas de vanguarda, mostrar-lhes que é possível fugir da linearidade e da normalidade realista. Na próxima aula iremos explorar algumas téncias no Vegas que permitem fazer efeitos visuais similares aos de um filme que, não era demais sublinhar aos alunos, foi filmado e editado em película.

Acho que deixei os alunos traumatizados. Houve muitas expressões de queixo caído.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Tutorial Sketchup Make 02



Mais um tutorial de Sketchup Make, desta vez sobre a ferramenta Push/Pull, uma das mais poderosas ferramentas de modelação deste programa. Disponível na página de Tutoriais, e directamente aqui em pdf: Tutorial Sketchup 02.

sábado, 8 de novembro de 2014

Miúdos Seguros na Net


Tivemos ontem o prazer de receber e acompanhar Tito de Morais, que veio ao Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro falar aos nossos alunos de segurança na Internet. A sessão do projecto Miúdos Seguros na Net decorreu no Centro de Recursos Poeta José Fanha e contou com a presença de dois representantes de todas as turmas de 2.º e 3.º ciclos. Durante noventa minutos que souberam a pouco Tito de Morais despertou as consciências para o maravilhoso potencial da internet e importância de a utilizar de forma segura, com bom senso, estando atento aos sinais de perigo, evitando comportamentos impulsivos de comentário ou partilha que poderão trazer consequências gravosas, entre outras dicas e reflexões. Fê-lo através de pequenas histórias e partilhas de experiências que encantaram os nossos alunos, desperanto-os para os problemas que o uso da internet tem. E ainda nos lançou um desafio, ao qual tentaremos responder.

Após o final da sessão cruzamo-nos com uma professora que não conseguiu estar presente mas disse que os alunos dela já lhe tinham contado como correu e tinham adorado. Um indicador de uma exclente sessão, que esperamos que um dia se repita. Tito de Morais cedeu-nos graciosamente um pouco do seu tempo, trazendo até nós um projecto meritório, dependente de donativos apesar da projecção que tem. Encantou, despertou consciências, deixou os alunos e professores a reflectir.

No fim alguns alunos de 5.º ano vieram falar com Tito de Morais para saber mais sobre esta temática. Vamos ver se pegamos neste interesse desperto para desenvolver algo dentro desta temática que possa espalhar pelos alunos esta mensagem de dinamismo e responsabilidade no uso da internet?

Para saber um pouco mais visitem o álbum da sessão Miúdos Seguros na Net no Centro de Recursos Poeta José Fanha, bem como o projecto Miúdos Seguros na Net.

Gostaríamos de deixar os nossos profundos agradecimentos a Tito de Morais por ter vindo até aos nossos alunos, bem como à Direcção do Agrupamento pelo apoio prestado, ao Professor Pedro Moura, Coordenador das Bibliotecas Escolares/CRPJF pela ajuda na organização, e à assistente operacional Patrícia Gago pela sua imprescindível disponibilidade na logística do evento.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Pausa


Vamos fazer uma pausa no ‪Scratch‬ com o oitavo ano e enveredar um pouco pela edição vídeo. Porquê? ‪O storytelling‬ é uma maneira elegante de abordar competências de organização de informação (pesquisa e análise), colaborar e partilhar online, e através gramática das técnica de edição vídeo perceber melhor como são feitos os produtos da cultura mediática.

Uma das preocupações este ano das TIC em 3D é melhorar a forma como estas actividades com um pendor artístico se integram com as metas curriculares. Isso, cremos, pode ser feito em várias vertentes, através da estutura da atividade em si, dos objectivos de uso e das formas de trabalho colaborativo. No caso do vídeo estamos a apostar na pesquisa e organização da informação sobre segurança digital, com apresentação através de storytelling vídeo, e tentar estimular a partilha responsável em redes sociais, bem como comunicação utilizando meios digitais em processos de trabalho colaborativo.

Quanto ao Scratch, não ficará de lado. Estruturamos o semestre numa sequência que se inicia por uma abordagem teórica a conceitos elementares, segue pela aprendizagem prática de bases procedimentais em aplicações e fluxos de trabalho, e terminará incentivando trabalho autónomo de projecto. Cada aluno escolherá o que quer criar, a partir dos temas dados, e poderá fazê-lo em vídeo, animação ou jogo em Scratch.

Tutorial Gimp: Curvas de cores

Novo tutorial para o repositório, desta vez sobre como utilizar curvas de cores para melhorar a luminosidade e contraste das imagens: Gimp: Correcção de Cores.

domingo, 2 de novembro de 2014

Tutoriais Sketchup Make


A iniciar um conjunto de tutoriais passo a passo de introdução ao Sketchup Make. Recursos sobre este programa é algo que abunda na internet, mas estes tutoriais seguem a sequência de aprendizagem definida para os alunos. Pretende-se um conjunto de recursos passo a passo que mostrem como trabalhar com o Sketchup e alguns truques avançados de modelação com o programa (como utilizar o follow me para criar superfícies por revolução ou superfícies curvas combinando o push/pull com o scale). Para já fica um sobre o interface do Sketchup. Este, e os restantes, está disponível na página de Recursos-Tutoriais.

sábado, 1 de novembro de 2014

Tutorial: Animação em Bryce


Foi revisto e actualizado o tutorial passo a passo sobre como criar animação 3D no Bryce. Pode ser descarregado aqui: Animação em Bryce. Também está disponível na nossa página de tutoriais. É Creative Commons, usem à vontade.

Download de aplicações 3D


A descarga da versão mais recente do Sketchup Make pode ser feita na página da Trimble: Download Sketchup.


Doga-L3: Pode ser encontrado na página do projecto DoGA, mas não recomendamos a descarga daí. A página é directamente traduzida de japonês. O Doga-L3 pode ser descarregado da página de downloads deste blog, ou directamente aqui: Descarregar Doga- L3 (Aplicação, Peças, Tutoriais).


O Bryce 7 é comercializado pela DAZ3D. Aqui pode descarregar o programa com uma licença PLE: download do Bryce 7.