sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Iniciar a finalização


A terminar a semana em que se iniciou a conclusão deste primeiro semestre de TIC. Agora o desafio está nas mãos dos alunos: aplicar o que aprenderam em projectos de trabalho propostos por eles. Há temas, claro. No sétimo ano podem modelar em 3D elementos de computadores, objectos da história da computação, ou património arquitectónico histórico. Para o oitavo o tema é a segurança digital, em vídeo ou em Scratch. Aqueles alunos que têm ideias bem estruturadas têm maior liberdade de temas. Na imagem, um ínicio de trabalho de um aluno que se atirou ao computador. Se isto é o início, vou esperar um final espectacular.


Para aqueles mais criativos, ou com forte aptidão para estas áreas, o tema é livre. Interessa-me que criem os seus projectos, se metam em alhadas para concretizar ideias, falhem, aprendam, gerem desenvoltura nas ferramentas. Estou lá para auxiliar no que for preciso, se bem que a maior parte das vezes o auxílio que dou é dizer-lhes para tentar novamente, ou tentar de outra forma. Apetece pegar no rato e resolver o problema com três cliques, mas o que interessa é que o aluno perceba como o resolver por si.


Finalmente, mesmo a tempo. Lá ganhei pachorra para actualizar drivers das placas gráficas onboard dos computadores PTE. Resultado: o Minecraft está de volta à minha sala de aula. Mesmo a tempo de dar resposta ao aluno que quer modelar um computador no jogo. E, se calhar, talvez eu experimente isto a sério...

(Curiosamente noto menos interesse pelo jogo nos alunos do que nos anos anteriores. Se calhar o Notch livrou-se a tempo do jogo e Microsoft, a pensar que tem ali uma cash cow garantida, vai suportar o declínio do interesse no jogo.)

Sem comentários:

Enviar um comentário