quarta-feira, 16 de julho de 2014

Sistema Solar Virtual


Arrumar a casa antes da pausa estival. Faltava encerrar este projecto de criação de mundo virtual temático com uma turma de 5.º ano. Ficou pronto a tempo dos orgulhosos alunos o mostrarem aos seus pais no dia das matrículas, mas ainda faltava alojá-lo no Babel X3D.


O balanço que retiro deste trabalho é o que talvez seja o mais importante. O sorriso dos alunos que participaram. O orgulho daqueles encarregues das criações mais complexas ao ver o resultado do seu trabalho. Ver, mexer e interagira virtualmente. Os gritos quase histéricos de uma das alunas, responsável por elementos complexos, ao visualizar o mundo em diferentes modos de apresentação, a repetir isto é matemática! isto é geometria!


E também foi um bocadinho de ciências, um bocadinho de educação visual, um bocadinho de tic, um bocadinho de pesquisa, um bocadinho de criatividade. Um bocadinho de Sketchup, um bocadinho de Doga, um bocadinho de Bryce, um bocadinho de Vivaty Studio, um bocadinho de Word e Powerpoint, um bocadinho de Gimp. Peças que se encaixam como legos, tendo o VRML como agente aglomerador.


O mundo virtual pode ser visitado aqui: Sistema Solar 5.º A. Requer o BS Contact para ser visualizado.

Sem comentários:

Enviar um comentário