quinta-feira, 24 de julho de 2014

Lisbon Maker Faire


Acho que ainda estamos a pensar que o despertador vai tocar e descobrimos que foi um sonho. Mas não, o 3D Alpha foi um dos projectos seleccionados para participar desta primeira edição da Lisbon Mini Maker Faire. Para quem vai acompanhado estes eventos na Make:, BoingBoing e Wired.it (via Bruce Sterling, sempre disposto a divulgar as maker faire italianas) é uma alegria enorme poder estar presente, em especial porque se irá mostrar aos presentes o que se pode fazer com modelação 3D e alunos do ensino básico. A pedagogia, o dar acesso igualitário (e não equitativo, porque igualdade e equidade são coisas muito diferentes) a crianças e jovens a tecnologias relativamente complexas mas que lhes permitem despertar a criatividade, perceber como são criados alguns dos produtos mediáticos que consumem, e essencialmente dar-lhes ferramentas para perceberem que podem ser criadores e produtores de conteúdos, ao invés de meros consumidores passivos. Se serão bons ou maus, isso depois são questões de talento, substracto cultural e empenho na melhoria das capacidades, mas o importante é aprender a não ser consumidor passivo. Essencialmente, um pouco do espírito maker.

Isto não seria possível sem o entusiasmo e gosto pelo trabalho em projectos dos nosso hiper-criativos alunos (e também dos apenas criativos; o experimentar é abrangente), e trabalhar numa escola cuja direcção apoia e incentiva projectos inovadores. A todos, o nosso sincero e sorridente muito obrigado! Esta presença na Maker Faire não é um projecto pessoal de quem dinamiza este projecto, nem um isolamento do 3D Alpha, mas sim uma presença representativa de um espírito de escola. Isto não seria possível sem os alunos, sem outros professores que alinham em desafios, e sem o apoio dos orgãos executivos da instituição. Vai o 3D Alpha, mas vai como TIC Tridimensional no Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro, representando esta escola pública.

Por enquanto fica só a notícia, em breve colocaremos mais informação. Esperamos poder lá encontrar o Mafralab. Entretanto visitem a página da Lisbon Mini Maker Faire, que irá reunir no Pavilhão do Conhecimento Makers de todos os quadrantes... e um professor de TIC com raízes em EVT muito, muito babado.

Sem comentários:

Enviar um comentário