quarta-feira, 19 de março de 2014

Aos copos


Hoje foi dia de... copos. Ao longo deste projecto os alunos envolvidos já experimentaram utilizar diversas aplicações de modelação 3D, mas está a chegar a hora de assentar as ideias e avançar para a fase final do projecto. Isso implica começar a conhecer a aplicação de modelação e integração em que os vários elementos serão montados num ambiente virtual coerente.


O Vivaty Studio não é uma aplicação simpática para quem está habituado aos interfaces do Bryce, Sketchup e Doga, mas interessa-nos pelo leque de coisas que possibilita. Para começar, demonstramos como criar planetas a partir de primitivos, texturas e animação. Mesmo depois de tantas experiências que estes alunos já tiveram ainda se surpreenderam quando viram o modelo final a fazer rotações automáticas em VRML/X3D.


Mas ver é uma coisa, fazer outra. O foco destas actividades está sempre no estimular os alunos a experimentar e fazer, por muito que o programa pareça intimidar. Introduzir esta aplicação de nível profissional com alunos da idade dos participantes neste projecto requer algum cuidado, por isso... fizemos copos. Ou antes, depois de perceberem um pouquinho do potencial do programa foram desafiados a criar objectos modelados por revolução em torno de um eixo. Nada mau para crianças de quinto ano. Na próxima sessão serão desafiados a criar planetas realistas que rodem sobre si próprios. Não é difícil, basta ter texturas apropriadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário