quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Projectos Multimédia - 8.º A - Vídeo


Nos trabalhos em vídeo criados por alunos desta turma o destaque vai para este rendering de motion design criado por um aluno em Endorphin. Quis aproveitar o projecto final para aprofundar os seus conhecimentos deste programa, que está a descobrir por interesse pessoal, e passou o tempo destinado à criação dos projectos a dominar o interface, perceber como posicionar os modelos ao longo da linha de tempo e afinar os movimentos. Não ficou satisfeito com o resultado final, afirmando que há muita coisa que tenho de melhorar. É natural que sinta isso. Quando aprendemos algo que estimula a criatividade cada trabalho é um passo num longo caminho e não um destino. Há sempre algo a melhorar, a aperfeiçoar, uma nova maneira de fazer. Espero francamente que este aluno, com as agruras do crescimento e da vida, não perca esta vontade de criar e descobrir.


Outro trabalho que me surpreendeu foi este fan film dedicado à sátira sobre videojogos. Não pelo tema, mas pela forma como foi montado.


Notem que o filme tem cerca de trinta segundos e a montagem tem um ritmo muito rápido, com uma justaposição contínua de imagens que espelha a cultura audiovisual contemporânea. Nada mau, particularmente para um aluno que no ano passado completou com muita dificuldade o seu projecto final. É bom assistir a este desabrochar de capacidades.


Outro trabalho significativo foi esta curta homenagem à selecção nacional de futebol. Sim, é muito simples, é uma sequência de imagens a ilustrar uma pista de som com o hino nacional, mas é significativo porque foi criado por um dos alunos com necessidades educativas especiais da turma. Decidimos que estes alunos, com currículos individualizados e dispensados da frequência curricular normal da maior parte das disciplinas, poderiam frequentar TIC. Não é um processo fácil, mas com ajuda de uma professora que lhes dá apoio estes alunos conseguiram criar projectos que espelham aprendizagens. Este caso ganha mais importância porque apesar de poder ter escolhido algo mais simples em aplicações comuns o aluno insistiu em trabalhar com o Vegas. Algo que por si não é simples teve aqui dificuldades triplicadas.


E não poderia faltar o remix de música pop criado por alunas adolescentes. Com mais um pouco de temo chegaria à estética mashup.

Sem comentários:

Enviar um comentário