terça-feira, 26 de novembro de 2013

Animação, anatomia e gosto pela criação

sofia from aevp on Sketchfab.

Aproxima-se o final do 1.º período e com ele da fase de aprendizagem elementar de aplicações que possibilitarão aos alunos o elaborar dos seus projectos finais. Numa das turmas fugi um pouco à metodologia estabelecida e lancei-lhes um desafio: criar colaborativamente um ambiente virtual tridimensional, embora mantendo a liberdade de cada aluno apresentar propostas individuais.


Em discussão surgiu a ideia de criar um espaço recorrendo a elementos no Sketchup e no Doga (e também Bryce, mas ainda não lhes disse isso) e, como me disseram, NPCs espalhados pelo "jogo" (NPCs - non player characters, são os personagens de jogo com scripts automatizados que interagem com os jogadores). Foi um bom ponto de partida para os introduzir à manipulação e animação de modelos humanóides com o Avatar Studio. Este é um programa antigo mas de fácil utilização e surpreendentemente poderoso para criação de avatares personalizados em VRML


Não é preciso muito tempo para que os alunos comecem a manipular proporções corporais e adereços. É a animação de movimentos o que mais os interessa, depois de passarem a pouco cómoda fase em que se apercebem que estão a trabalhar com modelos anatomicamente correctos de figuras masculinas e femininas.


Para terminar, a surpresa. Há alunos que dão nas vistas pelo seu comportamento, outros que atraem a atenção pelas perguntas que fazem e solicitações para ir um pouco mais além. E depois temos outros que se sentam frente ao computador, vão trabalhando em silêncio com um sorriso nos lábios, ajudando pontualmente os colegas do lado. Dá-se por eles de relance enquanto se acompanha os trabalhos, pensa-se olha que estão ali coisas giras, mas os restantes pedem ajuda ou sugestões e acabamos por esquecer estes mais discretos. Mais tarde ao fazer a ronda regular pelas pastas partilhadas no servidor olhamos com olhos de ver para o trabalho destes cuidadosos alunos e o queixo cai. Vemos interesse, criatividade, gosto e uma dedicação ao aperfeiçoamento de trabalhos de iniciação que geram resultados visualmente atraentes. É o caso da simpática aluna que criou este avatar luminoso e que tem consistentemente feito trabalhos que mostram talentos latentes e um gosto pelo processo criativo.

Sem comentários:

Enviar um comentário