terça-feira, 9 de abril de 2013

TIC em 3D, 2.º Semestre


Depois de uma pausa motivada pelo final de semestre, voltamos à carga com as TIC em 3D. O novo semestre foi iniciado com três aulas sobre a evolução do computador, sistemas operativos e internet. Seguiram-se duas actividades curtas sobre processamento de texto e apresentações. Agora, a focalização está no multimédia e planeamos abordar o 3D, vídeo e edição de imagem.


As turmas de 7.º e 8.º ano estão a ter a primeira introdução ao 3D com o Doga L3. Focámos os processos de construção em 3D, as noções de perspectiva e alçado, técnicas de trabalho com reposionamento, rotação e redimensionamento em diferentes pontos de vista, espaço cartesiano (coordenadas XYZ) e noções de geometria aplicada ao 3D (vértice, aresta, superfícies triangulares).

A primeira experiência está a ser muito interessante, com alunos que já me perguntam se os objectos que criam no Doga podem ser utilizados noutros contextos. Um recordou uma demonstração de Unity por alunos da Escola Técnico-Profissional de Mafra feita há uns meses. A fasquia está alta e este semestre promete.

Sem comentários:

Enviar um comentário