quinta-feira, 23 de junho de 2011

Experiências em TIC no Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro

Durante este ano lectivo alunos de diferentes escolas do Agrupamento tiveram a oportunidade de explorar tecnologias digitais em contexto educativo na sua sala de aula, criando projectos interdisciplinares em que as aprendizagens curriculares e a exploração criativa do computador permitiram criar produtos multimédia. Intitulado 3D Alpha, este projecto ofereceu aos alunos e docentes do 1º Ciclo a possibilidade de utilizarem o computador magalhães na sala de aula e descobrir um grande número de aplicações digitais. Com este projecto, o Agrupamento passou a fazer parte das cem escolas escolhidas a nível nacional para a iniciativa Aprender e Inovar com TIC.

O principal foco do projecto foram as aplicações de modelação e animação 3D para produção de animações e ambientes virtuais. Surpreendentemente, o computador magalhães revelou-se capaz de correr estas aplicações, que requerem algum poder computacional. Todos os projectos criados pelos alunos envolveram duas fases: aprendizagem de conceitos de modelação 3D e aplicação na criação de produtos multimédia adaptados às necessidades expressas pelos professores titulares das turmas envolvidas.

Na primeira fase os alunos descobriram programas como o Google Sketchup, para modelação arquitectónica, Bryce, para modelação e animação 3D, CB Model Pro, de modelação tridimensional orgânica, e Doga L3, de criação fácil de veículos em 3D. A segunda fase varia de turma para turma. Na EB 1 da Venda do Pinheiro com os alunos de terceiro ano da Professora Anabela Tibério, foi realizado um filme de animação 3D, Sonho de Cores Diferentes, e um ambiente virtual de realidade virtual não imersiva que simula o Ciclo da Água. Na mesma escola, com a turma da Professora Rosa Martins, criou-se o filme de animação 3D intitulado A Aventura de Teresa. Na EB de S. Miguel do Milharado os alunos da Professora Ana Cristina Reis trabalharam num projecto de visualização arquitectónica em realidade virtual para modificar um caminho situado perto das instalações escolares.

As actividades de exploração do digital não se esgotaram nestes projectos. Os alunos do 6º C e 9º A participaram na iniciativa Ciência na Escola, promovida pela Fundação Ilídio Pinho, com o projecto Viagem de um Glóbulo Vermelho, recriando em realidade virtual tridimensional elementos biológicos do sistema cárdio-respiratório. Os alunos das turmas 5º A, 5º B e 5º H, depois de experimentarem a animação 3D criando estrelas de natal, elaboraram espaços virtuais simulando sistemas de energia eólica. Foram ainda desenvolvidos workshops com docentes do 1º Ciclo sobre temáticas de utilização criativa da tecnologia.

O carácter plurianual da iniciativa Aprender e Inovar com TIC implica a continuidade destas actividades nos próximos anos lectivos, esperando que se consiga atingir outras escolas do Agrupamento. Para saber mais sobre estes projectos e ver os trabalhos criados pelos alunos consultem a página http://3dalpha.blogspot.com/ .

Sem comentários:

Enviar um comentário