quarta-feira, 18 de maio de 2011

Percursos

Numa palestra recente sobre serious gaming, foi sublinhado o potencial pedagógico de jogos criados de raiz para estimularem aprendizagens, particularmente no campo das simulações e na aprendizagem de procedimentos. O que leva a reflectir que o trabalho desenvolvido no 3D Alpha segue o percurso diametralmente oposto. Em vez de colocar nas mãos dos alunos um produto final para estimular aprendizagens, trata-se de colocar nas mãos das crianças ferramentas que lhes permitam criar produtos - e no processo estimular aprendizagens no domínio das TIC e áreas disciplinares. Podemos construir uma simulação para ensinar aos alunos um processo físico, por exemplo, ou integrar as aprendizagens dos alunos sobre um sistema na criação de uma simulação. É o que esperamos conseguir com o projecto "A Viagem da Gotinha": colocar os alunos a modelar objectos 3D para construir um espaço virtual que simule o ciclo da água em VRML/X3D. Uma educação para o século XXI exige novas metodologias e estratégias.

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