quarta-feira, 16 de março de 2011

3D Alpha




Este trabalho tem subjacente uma visão do computador como ferramenta multivalente, potenciadora de expressividade em diferentes meios – da escrita às artes visuais. Alicerça-se numa pedagogia sócio-construtivista baseada em Vygostsky, Resnick, Papert e Jonassen.

O projecto estabelece uma parceria informal entre a coordenação PTE e diversos professores titulares do 1º ciclo. A abordagem às TIC envolve a exploração da expressão plástica com o contributo de actividades desenvolvidas nas áreas curriculares do 1º Ciclo.

Porquê o 3D? Do ponto de vista da expressão plástica, permite abordar conteúdos como textura (através da texturização de modelos), forma (exploração gráfica e digital), Estrutura (modelação coerente de objectos), Geometria (modelação a partir de formas geométricas), Luz (através da iluminação de cenas e efeitos sobre texturas e materiais), Movimento (através de animação) e processamento de imagem (quer vídeo quer imagem fixa). O fluxo de trabalho envolve a exploração de diferentes aplicações e ambientes virtuais, primeiro de forma livre e seguidamente direccionada para um objectivo específico.

Sem comentários:

Enviar um comentário